Barcelona e Manchester United: O Jogo do Século


Não, você não entrou no blog errado. Eu sempre fiquei ressabiado em falar de futebol aqui pura e simplesmente por ser um viciado em futebol e porque falar de futebol é sempre difícil… é de longe o assunto mais polêmico, principalmente aqui no Brasil. É só ver o post que eu fiz zoando o hino do cruzeiro. Lógico, sou atleticano… mas apesar das milhares de visitas e xingamentos que o post trouxe, não sei se valeu a pena. De qualquer forma estou aqui para falar do que pode ser o maior jogo de futebol do século – até ele acabar.

Não, você não entrou no blog errado. Eu sempre fiquei ressabiado em falar de futebol aqui pura e simplesmente por ser um viciado em futebol e porque falar de futebol é sempre difícil… é de longe o assunto mais polêmico, principalmente aqui no Brasil. É só ver o post que eu fiz zoando o hino do cruzeiro. Lógico, sou atleticano… mas apesar das milhares de visitas e xingamentos que o post trouxe, não sei se valeu a pena. De qualquer forma estou aqui para falar do que pode ser o maior jogo de futebol do século – até ele acabar.

Porque o maior jogo do século? Uai..Manchester United jogando contra o Barcelona na final da Champions League. Só isso aí já é um jogaço, mas o jogo de hoje no Estádio Olímpico de Roma envolve muito mais do que isso. Os dois times jogam o melhor futebol, os dois melhores jogadores do mundo jogam em cada um dos times: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, o Manchester é tricampeão inglês e o Barcelona é bicampeão espanhol.

Só para dar um temperinho a mais… tenho certeza que o time que levar a taça, também leva o título de melhor jogador do mundo. Título esse que com certeza está entre Messi e C. Ronaldo, falta só o jogo de hoje para decidir quem leva.

Bom… abaixo vou falar um pouco mais da atmosfera, e o que representa a Champions League.

Esta explicação eu não preciso dar para quem conhece pelo menos um pouco de futebol. A Final da Champions League representa para o futebol mais ou menos o que o Super Bowl representa para o futebol americano. Em tudo. No esporte, na grana, na audiência e é claro na importância.

Você pode estar se perguntando porque não a Libertadores… bem, não se compara. Sem desmerecer o nosso campeonato continental, mas é que o futebol lá fora é diferente. Não estou dizendo que é melhor ou pior, é mais bonito. É uma discussão polêmica, eu sei – e que pode ficar para um outro post – mas é minha opinião. Começando pelos estádios, pelo gramado e pelo clima. Sem contar que na Europa existe uma coisa que eu simplesmente ABOMINO aqui no Brasil, que é a putaria em jogo de futebol. Aqui repórter, fotógrafo, a mãe do guarda… tudo entra em campo. Final de campeonato então, o que você menos vê são os jogadores.

Além disso, em suma eu prefiro o futebol europeu ao sulamericano. Primeiro por causa dos jogadores, depois pela maneira como o futebol é tratado lá. Os melhores jogadores do Brasil (que mesmo com aquela merda de treinador, continua sendo a melhor seleção do mundo) e do mundo jogam lá. E lá a putaria, quando acontece pelo menos é vestida de Armani (caso da Juventus há 3 anos) e é punida, severamente.

De qualquer maneira, a final da champions representa o melhor futebol jogado no mundo, é uma batalha, é bonito… é emocionante. Decidido em uma única partida. Uma única chance. 90 (ou 120) minutos da magia do esporte mais fantástico do mundo. É incrível. É quase o mesmo sentimento de uma final de copa do mundo sem o Brasil: Um jogo incrível em que você torce pelo futebol. Eu só fico triste de o meu Milan não ter jogado essa champions… mas mesmo assim, estão lá os dois melhores times do mundo. Quem ganhar mereceu e quem perder irá perder para o melhor time do mundo, seja Manchester, seja Barcelona.

***

A FINAL – Suposições e apostas.

Vai dar Manchester, no tempo normal, 3 a 2. Barcelona começa ganhando, Manchester empata, Barça faz mais um, Manchester vira. Dois de Cristiano Ronaldo e um de Rooney para o Manchester, Um de messi e um de Xavi pelo Barça.

Essa aí é minha aposta para amanhã.

Posso até errar nos números, ordem e quem faz os gols. Mas que o Manchester leva… aaa isso leva.

Por que? Simples. É um time muito mais conciso, joga um futebol incrível (zaga, meio-campo e ataque), tem um goleiro excepicional e porque o Barça tem vários desfalques. Henry e Iniesta estão baleados para a partida.

Essa é minha aposta.

E se eu acertar isso aí, eu vou dizer que sou foda demais. ahahahahha

***

[UPDATE] A Partida

Nunca estive tão errado.

Deu Barça. Com sobra.

O Manchester jogou exatos 10 minutos na final, depois veio o gol do camaronês Eto’o e a aula de Futebol do Barcelona. E que aula! Aula dada por dois maestros, dois professores, dois jogadores geniais que são o motor, o pulmão e o coração do melhor time do mundo… eles atendem pelos nomes: Andrés Iniesta e Xavi Hernandez. E se o melhor jogador do mundo foi escolhido hoje, o vice, o terceiro e o quarto também.

Messi não fez a sua melhor partida, mas fez um golaço. Na altura de seus 1,69m subiu no 3° andar e praticamente colocou a bola no ângulo de Van der Sar, jogando a pá de cal nos súditos da rainha. Não foi o jogo incrível que eu esperava pelo fato de que só um time jogou… e como jogou. De qualquer forma, é um prazer ver o time do Barcelona Campeão de Tudo jogando. Um jogo digno de Roma.

Antes que eu esqueça… só mais uma coisa, para você torcedor pensar… porque os técnicos brasileiros tem tanto medo do 4-3-3? Não é hoje um time que joga nesse esquema o melhor do mundo?

Pra terminar, a foto dos campeões:

***

1 – Post especial sem links. =D

Pedro Turambar

Já fui de um tudo nesta vida, mas há uma coisa que nunca deixei de ser: escritor. Escrevo para viver e manter minha sanidade em um mundo tão louco. Sou uma mistura de palavras, lágrimas e reclamações.

You may also like

30 Comentários

  • Alberto
    09/06/2009 at 14:39

    veja os gols aqui , pois eu pensava que o manchester tbm seria o campeão rsrsrsrs http://queriasaber.com/futebol-real-e-virtual/final-da-uefa-barcelona-2-x-manchester-0/

  • Montanaro
    03/06/2009 at 12:29

    A final mostrou algumas coisas::

    – Que o Barcelona realmente é o melhor time do planeta e deu uma aula de futebol pra frente e bem jogado;
    – Que um 4-3-3 pode ter uma defesa forte;
    – Que, como já disseram, Xavi e Iniesta formam a alma desse time, e que já temos 2º, 3º e 4º lugares da premiação de melhor do mundo definidos;
    – E que Cristiano Ronaldo sempre pipoca em finais: Seja na da Champions League desse ano, seja na Champions League do ano passado – que perdeu até pênalti -, seja na Copa do Mundo – onde não jogou nada!!

    • Wallace
      17/08/2009 at 11:04

      O barça só tá em um momento de sorte, só isso…Vai ser q nem a Espanha.
      E qualquer formação pode ter defesa forte, é só todo mundo voltar e retrancar…
      E CR7 é o maior pipoqueiro do mundo, quem for esperto tire ele do time titular nas finais !!!!!!!!!

  • augusto
    02/06/2009 at 23:09

    sou sãopaulino doente, e por motivos obvios acompanho mais o futebol sul americano e brasileiro, mas sou amante do futebol e vejo os campeonatos europeus, quase todos…

    achei que dava manchester, mas torci muito pelo Barça, só pra ver a cara do C. Ronaldo, ele nao merece o que o povo fala dele, é muito muitoo metido, arrogante e prepotente

    ele disse antes do jogo que eles iam ganhar por ele ser o 1º, 2º e 3º melhor jogador do mundo…

    tomou..hahaha

    • Pedro Turambar
      Pedro Turambar
      03/06/2009 at 02:53

      @augusto,

      Cara, apesar de tudo… ainda acho o C. Ronaldo fantástico… e ele já calou a boca de muita gente… mas que ele é arrogante ele é.. só que ele é arrogante porque pode ser.

      um dos grandes jogadores dos últimos anos e que com certeza vai entrar pra história..

      mesmo assim, ele não pode ganhar todas. até que é bom pra ele baixar a bola um pouquinho

      • Wallace
        17/08/2009 at 11:00

        Já eu completamente odeio esse pescoçudo arrogante…
        Ele vai entrar p/ história, só de Portugal, pois ele não chegar aos pés de grandes e verdadeiros craques…
        Como pode ser o tal, se ele some completamente na hora das decisóes, seja no MUnited ou na seleção lusitana, não sei q milagre ele fez um gol no chelsea, na champions league…Deve ter pensado q era liga inglesa!!!
        Messi tbm some na seleção mas é muito melhor, mais objetivo e companheiro q o pescoção

  • Marii
    01/06/2009 at 17:05

    Poxa! Eu Queriia que o manchester tivesse ganho :T
    Mas como a vida não é feita sempre de vitórias.. fazer o que né?
    MAS EU AINDA AMO O MANCHESTEEEEER *-*

  • Alinee
    01/06/2009 at 15:21

    Moro na Espanha e sou 100% Barça…
    Mas tenho q confessar q esse jogo me dava medo…
    Os primeiros 10 minutos foram terríveis, mas depois do golaço de Eto’o
    tudo mudou.. Eles mereceram ganhar, com a temporada que fizeram…
    Barça é o melhor time do mundo!!!! Mereceu o triplete!!!

    Visca Barça, Visca Guardiola!!! E claro, Viva Dani… q naum jogou mas teve um papel
    importantíssimo nessas conquistas… E Sylvinho, que destacou nesse jogo…

    • Pedro Turambar
      Pedro Turambar
      03/06/2009 at 02:51

      @Alinee, realmente… os 10 primeiros minutos foram sofríveis para o barça!…

      mas no final foi realmente bonito e merecido.

      =D

  • Diego Camara
    31/05/2009 at 03:06

    Acredito que os clubes brasileiros tem que aprender muito até poder utilizar uma tática como o 4-3-3 no estilo do Barcelona, bom e velho carrocel.

    Falta nos jogadores brasileiros muita disciplina para isso. Aqui nós temos muito esse negócio de função do jogador: o cara que ataca só ataca, o que defende só defende, é difícil cobrar de um Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, etc, que eles corram atrás do adversário, marquem, roubem a bola.

    Nosso futebol ainda está muito marcado no individualismo e na pouca disciplina, a coletividade e o jogo em equipe fica um pouco em segundo plano.

  • Biianca
    27/05/2009 at 21:49

    fail,Barcelona ganhou
    Cristiano Ronaldo mó desumilde,perdeu @_@
    UHDSHUDSA mais eu torcia pro Manchester *-*

    • Pedro Turambar
      Pedro Turambar
      28/05/2009 at 06:10

      @Biianca, FAIL maíusculo pra mim.. ahahahha

      eu torcia só por uma ótima partida, como realmente foi.

      xD

  • Daniel M. S.
    27/05/2009 at 21:16

    Barça 2×0, definido o adversário do grêmio no final do ano 😛

    Também achei que o Manchester levava…

  • PedrO
    27/05/2009 at 20:47

    Aposto no Barça!!
    Gols de Eto’o e Messi!

    Brinks,
    mais eu gosto mais do Barcelona mesmo
    acho o Messi melhor que o C. Ronaldo
    acho que ele joga mais pro time do que o Ronaldo

    Mas ai eh cada um com a sua opinião

    E agora vai ser Messi eleito o melhor do mundo

    • Pedro Turambar
      Pedro Turambar
      28/05/2009 at 06:09

      @PedrO, realmente o Messi leva o melhor do mundo..

      mas que ou Xavi ou Iniesta ficam em terceiro eu tenho certeza.

  • pedro
    27/05/2009 at 14:44

    O Manchester sempre vai ser o pai da taça dos Milionarios por isto ele e um Milionario a te a crese tem medo da marca Manchester Unt o Rei.

  • rooney
    27/05/2009 at 14:29

    qm será q tm mais chnces de ganhar esse jogo????
    hum eu acho q eh o manchester…
    ou será o barcelona….
    agora eu to com varias duvidas…

  • Diego Dias
    27/05/2009 at 11:49

    Minha aposta é no Barcelona!
    Vamos ver quem leva essa… ;P

  • Zeca
    27/05/2009 at 11:48

    Vai ser um jogaço eu vou ta trabalhando, porque eu nao fiquei dente.

    mas pedrao mas esse futebol é mais massa que a frescura europeia da champions legue.
    http://tributoaocarrinho.blogspot.com/

  • Costela
    27/05/2009 at 11:45

    Melhor que futebol é só futebol americano. Nunca fui muito fã de futebol, pois acho um esporte que se usa muito o corpo e pouco a mente. Em contrapartida o futebol americano é cheio de estratégias, tanto de defesa como de ataque. O último Super Bowl foi fantástico. Corridas longas de 100 e 78 jardas entre outras. Lances inacreditáveis. Pela primeira vez eu achei que ia passar mal por causa de algum esporte. Tirando aquela vez que entrei num campeonato de abdominal e quase morri do coração, mas isso é outra história.
    Apesar de todos os apesar eu pretendo assistir á esse jogo pois ele promete. Se for isso tudo mesmo que estão dizendo que vai ser, acho que vai valer os meus 90 (ou 120) minutos.

    • Pedro Turambar
      Pedro Turambar
      27/05/2009 at 13:03

      @Costela, Cara… eu vou te falar que sempre detestei futebol americano..

      nunca entendi, e morria de raiva daquilo ser chamado de futebol e aquele ovo ser chamado de bola.

      até que… bom… até que eu assisti o último Super Bowl.

      Putamerda, foda pra caralho… realmente.

      Mas não se compara com o bom e velho futebol. Um esporte de um país, comparado a um esporte do mundo. Nah… sou mais o futebol, que é sim jogado muito mais com a cabeça do que com o corpo.. e é muito mais bonito.

    • Andre
      03/06/2009 at 01:59

      @Costela,

      Nunca li tanta bobagem… vc nao errou em falar que o futebol americano tem mais estrategias que provavelmente qualquer outro esporte… porem, vc errou feio em dizer que o futebol, o NOSSO futebol, se usa muito o corpo e pouco a mente! o futebol americano eh o esporte coletivo em que mais se usa o corpo… tanto eh que de vez enquando vc ve jogadores ficando paraplegicos, com derrames e tudo mais… eu sou fa de futebol americano mas vc usou comparacoes terriveis…. de qualquer maneira, respeito sua opiniao…. no mais, o futebol SOCCER, continua o melhor e mais popular do planeta!

      • Pedro Turambar
        Pedro Turambar
        03/06/2009 at 02:50

        @Andre, no mais, o futebol SOCCER, continua o melhor e mais popular do planeta! [2]

      • Costela
        03/06/2009 at 13:19

        @Andre, No “nosso” futebol é sim usado mais o corpo do que a mente. Os jogadores não precisam pensar muito para fazer dribles espetaculares, e jogadas incríveis. Eu não estou criticando o “nosso” futebol como um todo, pois também sei reconhecer seus pontos positivos.
        Você também está de todo errado ao achar que somente porquê várias pessoas se machucam no futebol americano, isto o torna um esporte de trogloditas. Isto acontece porquê o futebol americano é um esporte de contato, e como em todo esporte de contato isto é inevitável.
        Que fique claro que eu não tenho nada contra o “nosso” futebol, tanto que, se eu tiver grana, irei em todos os jogos na copa aqui no mineirão.
        Abraços.

    • Wallace
      17/08/2009 at 11:08

      Se fut americano for melhor q futebol, vamos nos mudar pros EUA, só lá mesmo p/ fazer sucesso.
      Um jogo manjado, repetitivo, para mais q jogo de pelada, se é tão técnico, porque botam ‘anões’ de 2,00 m e 200kg?
      Mas até é bom de c assistir, melhor que baseball, tênis, natação, boxe e assistir jogos de clubes europeus…

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos