Blog Day – 2014


Você pode ter reparado e ficado feliz, ou cagado solenemente para isso, mas é fato de que eu tenho dado muito mais atenção ao blog ultimamente. Blogar tem sido… divertido. Eu estou focado em fazer isso dar um pouco certo de novo. Sem claro, deixar de escrever pro Papo de Homem. Enfim, isso ainda é um blog, e ele ainda é alimentado com carinho, amor e preguiça. O grande culpado disso é o grupo Rotaroots, um bando de blogueiras (e uns poucos blogueiros) que resolveram manter viva a chama da blogagem moleque, de raiz, de várzea.

blog day

Para você ter uma ideia, essa é a primeira vez, desde 2009 que eu participo do Blog Day. Não sabe o que é o ~dia do blog~, vem ká que eu explico. Ou melhor, a Victoria explica:

Você provavelmente era uma criança quando a primeira vez que este termo foi citado. A história começou no início da década de 90, com as primeiras comunidades virtuais e listas de discussão, mas o termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. Naquela época, poucas pessoas tinham acesso a rede mundial de computadores e poder ter uma página para chamar de sua dentro da Internet era quase uma utopia. No Brasil, nesta mesma época, surgiram os primeiros provedores de acesso à Internet e também, os primeiros sites de marcas e artistas. E quem diria que, pouco tempo depois, você teria um espaço para chamar de seu?

A popularização dos blogs começou na primeira parte da década de 2000, com o surgimento de plataformas como o Blogger, Blogspot, Webblogger e o Blig. De lá pra cá, os blogs mudaram e muito. Do layout ao conteúdo, passando pela evolução das plataformas e de tecnologias que facilitaram o ato de blogar. O que não mudou, para muitos, foi a paixão pela blogagem e por compartilhar coisas legais com dezenas, centenas, milhares e milhões de pessoas mundo à fora.

O Rotaroots nasceu como um tributo aos velhos blogs e principalmente, para valorizar e incentivar o conteúdo autoral, criativo e opinativo dos blogueiros. Queremos não só incentivar a produção de conteúdo, mas principalmente, promover a interação entre pessoas apaixonadas por seus blogs e reacender a paixão e a motivação muitas vezes adormecida dentro da gente.

Foi pensando nisso que nós decidimos fazer um tributo à um dos velhos hábitos da blogosfera de raiz, o Blog Day. Essa era uma iniciativa organizada por um grupo de blogueiros internacionais que instituíram o dia 31/08 como o Dia Internacional do Blog. Nesta data, estes blogueiros selecionavam seus blogs favoritos e compartilhavam com seus leitores em um post, fortalecendo a união entre os blogs e disseminando conteúdos interessantes. Com a morte do site oficial e os blogueiros cada vez mais distantes da blogagem de raiz, surgiu a ideia de promovermos esta iniciativa entre os participantes do Rotaroots, divulgando blogs interessantes e também, fortalecendo a união entre os bloggers.

Agora que você já entendeu do que se trata, eu vou enfim, indicar bom conteúdo pra você, separados em três categorias:

5 Blogs que não saem do meu feed

Já Matei Por Menos

A Juliana Cunha é uma das minhas pessoas preferidas na internet, pelo simples fato de que TUDO que ela fala eu considero certo. Mesmo que seja algo que eu, a priore, não concorde. Ela me faz refletir e eu acabo concordando com ela, 100% das vezes. Uma má notícia é que ela disse que irá “fechar” o blog. A boa é que ela vai continuar escrevendo em outro blog.

Melhores do Mundo

Pra mim, o maior exemplo do que blogar deve ser. O melhor site de cultura pop da internet, com a opinião mais sincera, mais zoeira e mais séria — dependendo de quem está escrevendo. O MdM já teve seus altos e baixos, mas está melhor do que nunca. Esqueça Judão, Omelete ou coisas do tipo. Passe pelo véu da zoeira e da loucura e encontre o ouro que é o conteúdo do meu site preferido da internet.

Loading Artist

Uma das melhores webcomics de TODAS, TODAS, TODAS! Feito por um artista astraliano (?) e com um humor muito, muito apurado, você não vai conseguir entrar no site sem ver tudo, do início ao fim. Uma pena é que são relativamente poucas. Eu tenho certeza que você já viu algum quadrinho dele internet a fora. Sucesso absoluto.

Como Eu Me Sinto Quando…

A vida inteira deveria ser retratada em gifs. E se você não conhece o CEMSQ, sinto muito, eu acabei com sua vida.

Brand New

Não sei se você sabe, mas por muito tempo eu fui (sou) designer. Não sou lá dos melhores, mas tenho bom gosto, enfim. Um dos motivos do gosto apurado, é a lista de sites que eu assino, que no decorrer do tempo foram ajudando a lapidar esse gosto. Desses, o Brand New é o meu preferido, sempre mostrando marcas novas, reformulações e tendências de design, sempre com comentários ácidos e precisos dos caras.

5 Blogs que eu conheci no Rotaroots

Uma coisa que eu tenho reparado bastante, visitando os blogs mais atuantes do Rotaroots, é que em algum momento, nos últimos anos, um tipo de blog, algo como uma fórmula, tomou conta de 90% dos ‘diarinhos virtuais’ femininos. É a fórmula Depois dos Quinze. A Bruna Vieira é um fenômeno da internet (lembro dela das antigas, quando ainda tava começando), e é compreensível que algo que deu tão certo acabe criando uma tendência. Isso nem é tanto uma crítica, é mais uma constatação.

Em suma, isso é ruim, acho que muitas meninas acabam se perdendo em tentar fazer algo parecido, quando o que é legal mesmo de ter um blog são exatamente as particularidades de quem o faz. E gente, sério, parem de se descrever como pessoas que gostam de livros, séries, música, cinema e fotografia. 430% da internet pode ser descrita assim. Bora ser mais criativo? Tipo a Tati – de um dos blogs que eu indiquei:

“Meu nome é Tati Lopatiuk, sou redatora, moro em São Paulo e espero que você esteja feliz agora.”

Não é (MUITO) mais legal?

Enfim, entre alguns blogs bons, ruins, não-tão-bons, ótimos, fantásticos e lindos, acabei escolhendo os cinco que eu indico para meus leitores.

Chocottone

Layout belíssimo, boas dicas, escrita gostosa. A particularidade aqui são as ilustrações belíssimas da Chell, autora do blog.

Primeira à Esquerda

Basicamente um blog de fotografia e inspiração, muito bem feito, inteligente e que com certeza toma bastante tempo e carinho da Luh, autora. Bom gosto é mato aqui.

Elvis Costello Gritou Meu Nome

De longe o nome mais criativo e a descrição de autora mais legal. Esse é como todo bom blog deve ser, um retrato de seu autor. Autêntico. É bem-humorado, tem um bom texto… simples e gostoso de ler saca?

Avec Mes Louboutin

Ê nome difícil de escrever. Eu adoro encontrar blogs ‘bagunçados’ como o meu. De todos que eu indiquei aqui, considero esse o mais parecido com o Crepz. Não visualmente, nem no conteúdo, mas na alma. É um conteúdo variado, só que bom, bem escrito e com bom humor. Pronto. Vai lá, leia e assine. ;D

New Romantic

Ninguém, absolutamente ninguém, faz resenhas tão completas e com fotos tão bonitas como a Evelyn. E cara, que blog lindo, que layout bonito, bem feito… assim como os posts. Dá uma inveja da porra ahahahaha, mas é da boa. Um dia terei um blog bem feito assim.

5 Blogs pra sair da rotina

Mundo Gump

É um dos blogs mais legais da internet desde sei lá quando. Curiosidades, variedades, coisas sinistras e absurdas. TUDO que é tipo de coisa você encontra aqui. É quase um repositório obrigatório da internet para qualquer pessoa. Você precisa ler o Mundo Gump. Sério.

[+18] [NFSW] Apimentadas

Um tumblr lindíssimo dos amigos do PdH, com belíssimas fotos — de muito bom gosto, diga-se — de mulheres lindas. É quase um drops de beleza diário.

MudeMe

Eu não sei bem como acabei encontrando a Andressa Jordano internetes afora, mas ela faz parte de uma turma que eu gosto muito de seguir. Acabei descobrindo também o blog dela, focando em uma vida mais saudável, pra ela e pros leitores. Eu, que preciso tanto, tanto, sair da minha rotina e começar a viver de forma ‘limpa’, foi um achado e tanto. Adoro o modo como ela fala sobre isso.

Boteco do JB

‘Julinho’ é simplesmente o crítico de gastronomia mais sensacional do Brasil. Conheci o blog dele depois de ler essa reportagem aqui. Ele é simplesmente um cara, que com um blog no blogspot, conseguiu desafiar os maiores chefs do país. Pergunta pro Alex Atalla. O Boteco do JB é genial, mesmo para quem não entende bulhufas de gastronomia (como eu), é lindo ver — e aprender — uma crítica bem feita. O cara é o MdM da comida.

Medium

Medium é uma plataforma de conteúdo. Para resumir, é um twitter de textos longos. É o meu mais novo vício na internet. Se Odin quiser, vou abandonar o facebook de vez e me ~distrair com o Medium apenas. Vai lá, experimente. É só entrar e começar a ler.

___

Já que você chegou até aqui, toma um baby Groot dançando ;D

tumblr_nab67juYvn1s3y9slo1_500

You may also like

15 Comentários

  • Nana Moura
    02/09/2014 at 02:30

    Ó não, tinha um bom tempo que eu não entrava no Como eu me sinto quando. Agora vou passar umas horas lá. Já conheço alguns da sua lista e digo que lista boa hein.

  • Re Vitrola
    01/09/2014 at 10:08

    hahahaha, adorei o baby Groot! Conheço muitos dos teus escolhidos, e os que não… já tô indo visitar. hehe

    Um beijo,
    Re

  • Ana Caroline
    01/09/2014 at 00:46

    Baby Groot fechou o post! Sério!
    Beijão!

    Loucuras de Caroline

  • Patty
    31/08/2014 at 22:34

    Eu não sei dizer se to mais emocionada com a sua indicação maravilhosa ou com esse gif do baby groot dançando (QUE EU JA ADOTEI PRO RESTO DA VIDA)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito obrigada mesmo, viu??? Caiu uma lagriminha aqui :’)
    E viva os blogs ~bagunçadinhos~ com um pouquinho de tudo <3

    Feliz dia dos blog tudo!

    Beijos

    • Pedro Américo
      01/09/2014 at 22:25

      Patty, vc é DÊ-MAIS. Ehehehhe, é pura estratégia, se não gostarem do post, ou das indicações, baby groot garante o sorriso.

      VIVA!

      Bjos

  • Neli Carpinter
    31/08/2014 at 21:32

    Gostei das indicações. A maioria eu ainda não conheço, mas vou procurar visitar brevemente.

    FELIZ BLOG DAY!

  • Alessandra Bastos
    31/08/2014 at 17:30

    “Nada de Vampiros” HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, bem pontuado, considerando que a primeira coisa que meio na cabeça quando li o link do blog foi… Cof.
    Enfim, coisas à parte, você deu várias dicas de blogs que ainda não tinha visto, então já estou com minhas abinhas – navegador diabinhas – abertas. 😀 Feliz BlogDay! YAY! 😀

    http://dosdiascorridos.wordpress.com

    • Pedro Américo
      01/09/2014 at 22:24

      IMAGINA nos 7 anos desse blog, o tanto que eu já ouvi sobre isso. Ahahahah. Qu bom que gostou das dicas. Só coisa fina, garanto.

      Feliz BlogDay pra nós. 😀

  • Duds Saldanha
    31/08/2014 at 15:04

    Não conhecia o Crepúsculo, mas conheço o Papo de Homem – e devo dizer que gostei mais daqui <3 Concordo sobre a fórmula Depois dos Quinze, e amei com força suas indicações.

    Beijo!

    • Pedro Américo
      01/09/2014 at 22:23

      É, eu também gosto mais daqui. <3

      Espero que volte mais vezes. Adoro seu blog. Bjocas. 😀

  • Camyli Alessandra
    31/08/2014 at 13:41

    Feliz Blogday para nós !!! estou adorando as indicações e logo-logo pretendo aumentar os meus preferidos…http://ladomilla.blogspot.com.br/

    • Pedro Américo
      01/09/2014 at 22:22

      BlogDay foi lindo demais. Não sei onde colocar tanto amor.

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos