Carta para o Pedro de 16 anos


*Esse post faz parte de uma iniciativa de um grupo fantástico de pessoas chamado Rotaroots, que tem o simples objetivo de resgatar a blogagem de raiz, a blogagem moleque, de várzea que reinava no início da primeira década. Se quiser saber mais, clique aqui e aqui. A ideia do tema é do Hypeness.

Belo Horizonte, 14 de Março de 2014

E aí cara? Tudo bem com você?

Claro que está. Você está no segundo ano, no CESP, e esse será o melhor ano da sua vida durante muito, muito tempo. Eu estou aqui velho, para te falar sobre algumas coisas que vão acontecer nesses 10 anos que nos separam. Algumas você vai adorar. Outras nem tanto. E, como eu te conheço como ninguém jamais irá conhecer, sei bem como você vai querer escutar isso.

carta pedro

——————- Esse é você daí algumas semanas, em um sábado inesquecível.

Você vai ficar careca, igualzinho ao seu irmão e a maioria dos homens da família da sua mãe. Você não estará magro em 10 anos. Na verdade você vai estar bem mais gordo, e esse ainda é o maior problema que você tem. Inclusive você irá piorar bem a situação da sua saúde — no sentido de aumentar os riscos, relaxa, nada aconteceu com você, ainda —, já que você começará a fumar no ano que vem. Você vai demorar mais tempo que imagina para sair de Monlevade, e você vai sofrer um bocado com isso. As coisas vão piorar muito para a família antes de você sair do ninho, a grana vai ficar curta, e seus pais — que contavam com você para ajudá-los — vão se decepcionar. Você vai se remoer amargamente de várias decisões amorosas, nossa vida poderia ter sido muito mais divertida se você fosse um pouco mais maduro. Mas quem sou eu para te julgar, você só tem 16 anos.

Pode parecer uma mentira deslavada, eu sei, mas o Brasil vai perder a Copa de 2006 — vai cair nas quartas de final. Eu não sei como te dizer isso, mas… bem… o Galo vai cair para a Segunda Divisão (acalme-se, termine de ler antes de se desesperar). De fato, o melhor time do seu time, depois de 1999, será o de 2009 — mas assim como ele, uma decepção. Calma cara. Veja lá embaixo quando eu contar sobre o time de 2013.

Você vai precisar usar óculos, mas pode tirar o sorriso do rosto, será uma droga, durante alguns anos, até você gostar. Você nunca fez uma tatuagem.

Infelizmente tenho que te contar sobre as pessoas da família que não estarão mais aqui em 10 anos. Tia Isabel, o Vovô e o Tio Beto. Do Vô e da Tia Isabel você não terá a oportunidade de se despedir, de dizer o quanto você gostava deles. O Tio Beto você fez questão, todas as vezes de dizer que o amava, foi há pouco tempo, então lembre-se disso.

Mas ei, velho, relaxa. Acontecem muitas coisas boas, a vida é assim.

Apesar de careca e forever um gordinho, você sempre terá o seu charme. Isso te fará realizar algumas coisas que você nem sonhava ousar. E daí alguns anos você vai encontrar o amor da sua vida e, como eu sei que isso é digno de nota para você, ela é linda, loira, baixinha e tem os olhos verdes. É, eu sei. Ela será uma das motivações que você teve para parar de fumar. Pois é, já completou um ano que você parou, então fume bastante e aproveite isso enquanto puder. Os amigos que você tem hoje, são mesmo para a vida toda. Você irá descobrir isso na infinidade de churrascos que irá fazer neste 2004.

Você sairá de Monlevade, vai se formar em publicidade, vai se tornar um bom profissional e será um cara inteligente. Sua barba irá ficar quase do jeito que você sempre quis e você terá escrito um livro. Antes disso você vai sonhar e vai realizar o sonho de ser um bom designer gráfico. Trabalhará como Diretor de Arte e terá a sua própria agência. Mas por pouco tempo, merdas acontecem, mas essas você terá que descobrir sozinho. Você verá que sua praia sempre foi escrever, e se tornar Escritor vai ser o grande sonho da sua vida. Ainda não posso dizer que você seja um (espero que o Pedro do futuro possa me escrever uma carta contando o contrário), mas estamos caminhando para isso. Você é um Redator Publicitário hoje e adora o seu emprego.

Ah, você se tornará um orgulho para seus pais, ao contrário do que você imagina.

Eu não quero dar muitos spoilers das coisas boas, vai estragar. Você vai crescer cara, como pessoa, como ser humano, você vai se tornar uma boa pessoa. Vai ver como é bom se sentir assim.

TÁ BOM CARA! Eu conto sobre o time de 2013…

Bem, pode parecer loucura, mas o time de 2012 será comandado por Ronaldinho Gaúcho. Sim, ele será do Galo — não, ele nunca mais jogará o que jogou em 2006 —, mas mesmo assim será o líder do time vice campeão brasileiro de 2012 e… CAMPEÃO DA LIBERTADORES DE 2013. HÁ! E sim, você esteve nos jogos finais.

Além de um grande amor, você encontrará grandes amigos e terá na média uma ótima vida, seja (muito) grato por isso.

Eu diria para você confiar mais nos seus instintos durante esses 10 anos, mas eu sei que você não vai me ouvir e vai fazer as coisas do seu jeito. Então eu só digo para você: aproveite que a vida é do grande caralho.

Carinhosamente,

Pedro Américo de 2014.

.

You may also like

4 Comentários

  • Luis Humberto Beltrão
    17/03/2014 at 15:47

    Cara, texto LINDO!
    Manda mais cartas pro Pedro de 2004 e compartilha com a gente, ficou incrível!
    Parabéns pela jornada, muitas coisas boas ainda estão por vir.

  • Vítor Pimentel
    17/03/2014 at 15:40

    Que foda, Turambar! Caralho!

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos