Brinquedos que marcaram minha infância


Pessoal, depois de alguns dias – quase uma semana – estoy de volta e em grande estilo, revivendo uma seção que costuma fazer sucesso aqui: Coisas Que Marcaram Minha Infância. A de hoje são os Brinquedos que marcaram minha infância. Já foram 3 posts, sendo um deles a edição especial do Dia das Crianças, clique aí embaixo para ver:

Coisas Que Marcaram Minha Infância

Jogos de Super Nintendo

Músicas

Edição Especial Dia das Crianças

Bem, agora que você já viu os outros posts – eu espero – e está no clima, vamos ao novo post da série: Brinquedos Jogos (de tabuleiro) e coisas do tipo. Só uma coisa, não venha com comentários: – Faltou a mãe-do-guarda, faltou não-sei-o-quê. Listas são assim, baseadas totalmente na vida do autor que geralmente tem algo em comum com, no caso, grande parte dos leitores deste blog.

Chega de papo e vamos à lista.


Comandos em Ação

Não, não é por causa do filme e não é por pára-quedistas (sejam bem vindos em). Os bonequinhos de Comandos em Ação foram de longe o ‘brinquedo’ mais maravilhoso que eu já tive. Além de vários representantes das duas facções, eu tive um Tanque e um Helicóptero. Jamais esquecerei o dia em que ganhei o Tanque, sério… devia ter uns 6 ou 7 anos, foi um dos momentos sublimes da minha vida. Vale lembrar que ter esses bonecos foi uma das coisas que mais desenvolveram minha criatividade, eu criava estórias e mais estórias envolvendo personagens sem nexo algum com Gi-Joe, a maioria delas envolvendo campos de força. Não me lembro de muita coisa das estórias, mas lembro que escrevi várias delas alguns anos depois nas aulas de redação do colégio, pena que eu perdi.



Jogo da Vida

Esse aqui as garotas vão gostar, bobear até seu cachorro gostava de jogar isso. Esse foi definitivamente o jogo de tabuleiro que mais marcou a infância da nossa geração, quantas tardes você passou jogando isso com seus irmãos, primos, tios, pais e quem mais quisesse jogar. Uns gostavam de encher o carrinho logo de uma vez com uma penca de pinos ou filhos se preferir, quem não roubou pelo menos 30 vezes? (em todo jogo que envolve ‘dinheiro’ todo mundo já robou… na verdade, até nos que não envolviam dinheiro). Era um jogo simples, emocionante e totalmente sociável, o que é claro sempre resultava em briga, mas sinto saudades tremendas disso. Eu descia a mão na roleta.



Carmen Sandiego

Desafio qualquer pessoa, qualquer pessoa a dizer que nunca jogou ou não conhece esse jogo, e que a cabeça não explodiu de lembranças de tardes perdidas ao ver essa foto aí. Nenhuma criança jamais aprendeu Geografia em livros, todas elas aprenderam geografia jogando esse que para mim é um dos jogos mais educativos que já existiram. Primeiro por você ter que saber as capitais, moedas e peculiaridades de diversos países e cidades do mundo, segundo que para ‘passar de fase’ você tinha sempre que responder uma pergunta difícil demais. Era ótimo tentar tirar onde de que você chegou ao Hall da Fama em tantos dias, ou em apenas um dia, que você era foda demais e é claro, que você já tinha prendido a própria Carmem Sandiego. E como eu sou um cara bonzinho, baixem o jogo neste link.


Cavaleiros do Zodíaco

Toda menino brasileiro da minha idade teve pelo menos um, mesmo que fosse comprado na barraquinha do Tio Zé da esquina. Eu tive vários, mas o primeiro e o que eu mais gostava era o do meu signo, o Cavaleiro de Touro – que no desenho não passa de um pedaço de merda – mas eu o adorava, idolatrava. Era um dos únicos garotos da rua que tinha um original, com peças pesadas e tudo mais, eu montava e desmontava aquilo como um louco, e dá-lhe FanFic rolando. Lembro-me que um tio meu me encheu o saco durante todo o natal porque eu gritava desesperado que tinha perdido o “chifre”. Para quem não sabe os chifres do capacete do boneco de Touro se soltam por causa do desenho, imagine para uma criança querendo mostrar a coisa mais fantástica do mundo para toda a família e o boneco lá, sem um chifre. Eu superei depois, primeiro porque me convenci que assim era mais ‘real’ e depois porque eu achei o chifre. Que fique claro que eu só tive o boneco do Seiya porque meu pai escolhia qualquer um, quero que fique claro que eu odeio aquela peste daquele menino. Á, o boneco do Poseidon era FODA!



Golzinho Pequeno

Não, isso não é um post pago… mas esse comercial foi a melhor coisa que eu achei para ilustrar essa ‘brincadeira’. O comercial mostra exatamente o que era o Golzinho Pequeno, o gol era feito com qualquer coisa, na nossa rua eram pedras, primeiro porque ninguém ia jogar descalço na pedra e segundo porque a gente adorava ver os carros passando em cima da pedra e os motoristas ralhando com todo mundo. E é claro a confusão, foi falta não foi falta, você não toca pra mim, putaqueparil tá quente demais, a bola entrou toda ou não, passou do lado ou foi gol. Sem contar que às vezes o bicho pegava de verdade e o negócio ficava disputado, com faltas violentas, gente machucando, joelho ralado e tudo. Sempre estampo um sorriso na cara quando vou para Monlevade e vejo crianças fazendo isso.


Verdade ou Conseqüência

Essa aqui vai ser polêmica por um motivo: É V ou C e não Cai no Poço. Quem não se lembra das perguntas “Cai no poço, que te tira?” “Meu bem” “Quem é seu bem?” em outros lugares é salada mista ou outro, sei lá. O que interessa é que Verdade ou Conseqüência foi muito mais marcante, pelo menos pra mim. Muita gente que eu conheço deu o primeiro beijo – além de mim – em uma dessas duas brincadeiras, mas o primeiro amasso foi no VoC, que sempre foi considerado um jogo mais ‘pesado’. Nada era mais prazeroso que o frio na barriga, aquele nervoso, aqueles pensamentos de “será que eu vou beijar ela?” e sempre, todos os garotos torcendo loucamente para as meninas dizerem Conseqüência. Por vários sentimentos que causou na infância-pré-adolescência de todos nós, essa brincadeira não podia deixar de estar aqui.

***

1 – Já que o post é quase todo para os homens, vou indicar o blog Testosterona.

2 – Post sensacional da K.F, Apaixone-se

3 – Se você gosta de design veja esse post da seção Inspiração do ótimo Arte e Vício.

4 – A foto do jogo da vida é do Motoca.net

You may also like

20 Comentários

  • Marcelo
    25/11/2011 at 01:23

    Poxa, que massa esse blog, tem muita lembrança bacana aqui. Eu vivenciei quase tudo mencionado até agora e, para falar a verdade, passou um filme na minha cabeça lendo alguns brinquedos da Estrela postados acima, os desenhos animados….
    Eu nunca iria lembrar do Lango-lango e o do Pula-pirata se eu não entrasse aqui… rsrs
    Ahhhh, Cai no poço! Foi nessas que eu dei minhas primeiras beijocas, lá com meus 12 anos, e vieram as primeiras paqueras. Inesquecível!!!
    Comandos em ação, bonecos Cavaleiros do zodíaco…..pena que eu não tinha condição de adquiri um, mas brinquei muito com os de um primo meu.
    Tive o Jogo da vida, esse me prendeu horas dentro do quarto com meus primos.
    Mega drive, master system, super nintendo……esses marcaram minha época, e hoje até faço coleção de jogos de mega e snes.
    Lindo e gostoso lembrar da infância e adolescência, dá vontade de viver tudo de novo!

  • Eric
    31/05/2011 at 04:11

    Olá senhores,

    Hows-lo ir.
    Deixe-me aproveitar esta oportunidade para me apresentar, meu nome é Eric e eu trabalho com
    uma empresa como consultor website estratégicos – nice to meet you. Como eu estou procurando
    para alguns sites respeitáveis ??para a troca de links assim que eu gostaria de propor-lhe para
    uma troca da ligação 3-way com minha sites.And Tenho certeza que esse intercâmbio será benéfico
    para nós no sentido de aumentar nossas fileiras página e posicionamento nos motores de busca.

    Eu estou realmente ansioso audição de você logo.

    Obrigado pelo seu tempo,
    Eric.
    ocrepusculo.com

  • teus25
    11/02/2011 at 22:32

    hoje estamos em 2011 estou super triste porque moro em uberlândia e não acho os bonecos dos cavaleiros do zodiaco e o preço também atrapalha T.T –” tenho 9 anos :

  • Silas Nogueira
    24/12/2010 at 22:55

    Cara tenho que perguntar?

    Jogando golzinho, você se lembra da regra "dois em um"?

    – Aqui onde moro (São Bernardo do Campo – SP) tinha essa regra! Dois em um é falta!

    Acontecia quando dois marcadores chegavam no mesmo cara! rsrsrsrsrsrs

    Absurdo! Abraço! rsrsrsrs

  • Alexandre
    19/10/2010 at 13:43

    Cara sem dúvida os melhores dos melhores, foram os comando em ação. Como vc minha criatavidade explodiu com as tramas que criava em quanto brincava com esta pequenos guerreiros na minha imaginação.
    O momento de extase total realmente aconteciam quando ganhava novos bonecos e equipamentos como carros, tanques, motos e elecópteros.

    Nunca irei mes esquecer disso!

  • marcelo
    12/04/2010 at 13:29

    Olá pessoal. Eu sou colecionador de Comandos em Ação. Se alguém tiver alguma coisa guardada e não quiser mais, não jogue fora!!! Entre em contato comigo que pago um bom valor pelos bonecos ou veículos.

    Contato: mmonteiro80@gmail.com

    abraços!!!!

  • Tiago
    24/07/2009 at 05:07

    Ah Sou de 91 … Ja passei por poucas e Booas mas na minha época nada mais emocionante que power rangers e seus bonecos, o dia q meu irmão cortou a cabeça de um era como se tivesse me cortado um dedo xD
    Jogo da vida Banco Imobiliário e brincadeiras na ruaa…

    Bons tempos XD~

  • Tadeu
    14/06/2009 at 15:08

    Esqueceram de muita coisa mesmo, por exemplo o Genius da Estrela era muito bom mesmo, Banco Imobiliário entre outros da década de 80.

  • someone
    15/05/2009 at 19:29

    eu tb dei o meu primeiro beijo no verdade e consequência… bah :p

  • [barba]
    15/04/2009 at 16:44

    Fui uma criança infeliz, não tive contato com jogos de tabuleiro. Sou filho único e tb não podia sair pra casa de amigos e brincar. Acho que a única coisa puzzle que brinquei foi quebra-cabeças e resta-um.

  • Thiago
    10/04/2009 at 17:49

    Cara, muita coisa marcou a minha infância:
    Topo Gigio, Alf, Muppets babys, Snoopy, Comandos em ação, Thundercats, Pula pirata, cara-a-cara, Vira mesa, Pogobol, Lango-lango, Smurfs, Turma da Mônica, He-man, Master System, Alex kid, Shinob, Double dragon, Jogos de verão, ….
    Tempo bom que ficou na memória!

  • Letícia
    09/04/2009 at 05:27

    Nossa, essa semana eu estava conversando com uns colegas sobre a nossa época de infância e ante ontem (é junto ou separado hein?) mesmo, eu fiz um texto sobre isso! Uma nostalgia linda, adoro ficar lembrando da melhor época da minha vida.
    Mas pelo jeito você viveu essa época nos anos 80, e eu nos anos 90, então temos uma diferença aí além dos tipos de brinquedo diferentes devido ao sexo. Mas eu brinquei bastante de jogo da vida, verdade ou consequência, e caiu no poço, hehe.
    Mas só pra constar, pra mim sempre foram brincadeiras diferentes, essas duas últimas, mas vá saber né.

    Abraço!

  • André Pacheco
    08/04/2009 at 05:11

    Acho que nada do que você falou marcou mais minha infância que os bonecos dos Cavaleiros do Zodíaco. Lembro que tinha apenas três, mas foram meus “melhores amigos” por muito tempo.

    Você me inspirou. Farei uma listinha sobre os brinquedos que mais me marcaram também. Posso copiar sua ideia? Hahahaha

    😀

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos