Como fazer a barba


Fazer a barba está para o homem, quando este ainda é criança, o mesmo que o estojo de maquiagem da mãe está para as garotas, que começam a largar as bonecas para pegar os pincéis e os esmaltes escondidos. Uma das primeiras coisas que os meninos identificam na figura do pai é o ato de fazer a barba. Poucas coisas definem mais o homem que este momento. Alguns pais ensinam os filhos, outros aprendem na marra, uns – coitados – nunca aprenderam.

Quem não se lembra da cena antológica de Esqueceram de Mim, em que Macaulay Culkin (Kevin), encena todo o processo de fazer a barba em frente ao espelho? Que menino em todo mundo não fez o mesmo? Depois da fase da brincadeira, a coisa começa a ficar séria. Quantos garotos não passaram pela eterna vergonha do bigodinho ralo que insistia em aparecer no momento mais apavorante da vida de um jovem: a puberdade. 

fazer a barba

Por vergonha talvez, a maioria começa roubando as lâminas do pai e faz ali – onde os pelos aparecem – o que acha que tem de fazer. A consequência disso é continuar fazendo da mesma forma sempre. Seja para o bem ou para o mal. Fazer a barba depende muito da pele, do pelo e da técnica. Uma combinação errada desses fatores pode causar alguns inconvenientes.

Como fazer a barba de maneira certa – O Começo

1 – Saiba que tipo de barba você tem

Identificar o seu tipo de barba é o primeiro passo para fazê-la da forma correta. Tem uma barba ralinha ou encorpada? Sua barba é secionada ou completa? Pelos grossos ou finos?

2 – Use diferentes técnicas para saber o que fica melhor

Existem diversas formas para se fazer a barba: máquina, lâmina, laser ou cera são os mais comuns. O uso indicado de cada um vai com o tipo de barba e de pele em questão. Por exemplo: Se você tem uma barba rala e secionada, a melhor pedida é usar a lâmina. Que não terá muita resistência e a chance da pele aguentar sem irritação é grande.

Se o seu tipo for uma barba mais encorpada com pelos grossos, o mais indicado é usar uma máquina para tirar o excesso, e a lâmina para completar.

3 – Tentativa e erro

Até o que é melhor, a dica aqui é tentar de tudo. Experimente as técnicas comuns – e por que não as incomuns? – a lâmina ou a máquina que fica melhor com o tipo de barba e pele que você tenha. Cera e até o laser pode ser indicado para quem realmente se incomoda com a barba e não quer perder muito tempo com isso (são as técnicas em que o “barbear” dura mais). O período de tentativas pode ser um pouco doloroso e incômodo, mas você só precisará disso uma vez.

Como fazer a barba de maneira certa – O Antes

barba2

1 – Abra os poros

Sabe aquela história da mania dos homens usarem a sauna para fazer barba? Então, o ar quente abre os poros da pele e torna o barbear muito mais fácil. Por isso a preferencia. Lave bem a pele com água morna para matar células mortas e facilitar o processo.

2 – Creme

Use um bom creme ou lubrificante para amaciar os pelos. Juntamente com a lavagem e preparação da pele, o barbear será muito mais tranquilo e sem sustos. Não faça a barba “a seco” de forma alguma.

3 – A Ferramenta

Lâmina ou máquina, até aqui é tudo igual. Se preferir a máquina, é só tomar ir de acordo com o formato que preferir. Já com a lâmina o cuidado deve ser maior, estique a pele da seção que estará barbeando e passe o aparelho na direção do pelo, nunca na direção contrária. 

Produtos e dicas que ajudam: 

Espelho ampliador próprio para barbear

Toalha lavada e suava

Creme hidratante

Não tenha pressa

Tire esse tempo apenas para você e não pense em mais nada.

Como fazer a barba de maneira certa – O Fim.

fazer a barba

1 – O Pós-barba

Quando terminar, limpe bem o local e passe o lubrificante e/ou outros cremes que mais se adequarem à sua pele. É o momento crucial, junto com a preparação e o “antes” para que sua pele não irrite.

2 – Limpeza

Limpe bem seus utensílios Uma dica boa também é sempre cuidar da limpeza dos materiais. Trocar com frequência às lâminas e limpar bem os dentes da máquina. e guarde tudo no lugar. Deixe tudo pronto para o próximo barbear.

Agora você já sabe se barbear. Mas lembre-se: “Um dia ruim com barba é melhor que um dia bom sem barba.”

fazer a barba

Pedro Turambar

Já fui de um tudo nesta vida, mas há uma coisa que nunca deixei de ser: escritor. Escrevo para viver e manter minha sanidade em um mundo tão louco. Sou uma mistura de palavras, lágrimas e reclamações.

You may also like

1 comentário

  • Maria Cândida
    23/04/2014 at 14:33

    Recentemente, eu vi meu namorado fazendo a barba. Ele não faz tudo errado, mas tem algumas dicas que eu li aí que acho que seriam válidas pra ele, risos. 🙂

    http://egeirophobia.blogspot.no/

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos