Coisas que Marcaram Minha Infância | Jogos de SuperNintendo


Jogos de Super Nintendo foram provavelmente os primeiros jogos de videogames de muita gente da minha idade. E o Super Nintendo em si foi com certeza, o mais lúdico, viciante e de longe o console mais amado de todos, todos, TODOS.

Video-Games evoluiram muito, hoje é praticamente você controlando um filme, às vezes só assistindo a um filme (beijos Metal Gear). O PS foi um divisor de águas, mas ele não tinha o charme do Snes. Nunca vou me esquecer do dia em que ganhei – junto com meus dois irmãos – este console. Meu pai estava trazendo-o de São Paulo. Lembro da minha mãe acordando a mim e Mateus “Acorda gente, vem ver seu pai”. Eu me recusei a levantar – aliás, desde que me lembro eu odeio que alguém me acorde – mas eu ouvi meu irmão acordando e dizendo “Ó, um videogame…”.

Em 3 segundos eu já estava em pé.

Dei um oi correndo para o meu pai e fui para o quarto. Desembrulhamos e jogamos até minha mãe mandar a gente dormir. O jogo… bem, não poderia ser outro a não ser Super Mario World. Por esse motivo, por ter feito parte da minha infância, por me ensinar inglês e por hooooooras intermináveis de divertimento, fiz essa pequena lista de jogos. Só de pensar neles, minha mente voa para aquele tempo. Tempo de criança. Tempo em que éramos mais verdadeiros e mais retardados e mais felizes.

Bom, vamos a lista. Primeiro, gostaria de agradecer o meu parceiro Wallace, que me ajudou a preparar essa lista e a definir quais jogos não poderiam entrar. E por que eu chamei ele para participar, uai, ele é dono do melhor lugar do mundo para lembrar do Super Nintendo. O blog Clássicos do Super Nintendo. Lá vc pode baixar todos eles, emuladores e tudo mais. Parando com o jabá os agradecimentos e voltando à lista, alguns jogos foram classificados como hors concours ou seja, não entraram na seleção. Não entraram por serem jogos que estão acima de qualquer lista. São os melhores e ponto. Outra curiosidade, a lista terá dois jogos a mais – quem lê o blog, sabe que as listas aqui são de cinco – ou seja, serão 7 jogos.

E chega de Blá-blá-blá.

coisas que marcaram minha infância

Turtles In Time – Grande jogo, grande desenho. Sempre fui fã das tartarugas lutadoras, o filme então..sensacional, me influenciaram bastante, em textos, em piadas e tudo mais. A começar por procurar saber quem era Donatelo, Michelangelo, Rafael e Leonardo. Sobre o jogo, você começa a se empolgar logo pela apresentação, e olha que eu sou viciado em apresentações de jogos. A desse jogo é uma das melhores que eu já vi, assim como a trilha sonora. Me lembro do dia exato em que comprei esse cartucho, fui correndo pra casa, mas no dia…meu pai fez o favor de emprestar o ‘adaptador’ para um amigo dele. Quase matei meu pai. Tratei de arrumar com um vizinho, sob promessas de favores devidos. O jogo, putz, o jogo é sensacional, daqueles viciantes, jogando ‘de dois’ então…sempre rendia brigas “o pedaço de pizza era meu pô, eu to com menos life que você!” “mas você pegou o último…vc que fica deixando seu cara morrer” “Mãããe! Mateus comeu minha pizza..eu vou morrer!!!”. Minha mãe ficava danada da vida. E quando conseguíamos jogar o adversário na tela! Putz, era o máximo. Me recordo muito bem dos momentos felizes jogando esse clássico do Snes.

coisas que marcaram minha infância

Top Gear – Rá! Depois de Lotus. Acho que foi o jogo de carro mais jogado do mundo. Esqueça Need For Speed e seus carrões tunados e turbinados. Top Gear era o máximo. Ainda é! O que era esse jogo, meu deus. O Super Nintendo foi o video game mais sociável da história. O bairro inteiro se juntava na casa de um que tinha comprado o jogo mais novo, ou que estava organizando um campeonato de qualquer coisa. Era sempre uma festa. Que ou acabava em briga ou em pizza. Top Gear não fugia à regra. Emocionante, até meu pai parava para ver as mirabulosas corridas. Mas esse jogo tinha um tipo de corrida em especial que sem modéstia eu digo que eu era foda. Corridas noturnas. Não se fazem mais corridas noturnas como as de Top Gear. Tempo bom. Sem contar a trilha sonora. Deus, que trilha. Você ficava maluco só escutando akeles tãnãnãnãs. Esse jogo foi tão importante para mim, que nunca mais gostei de jogos de carro. É, joguei o Need Underground como todo mundo, mas enjoei. Top Gear sim, foi meu último jogo de carros.

coisas que marcaram minha infância

Tiny Toons Adventures – Impossível não se viciar neste jogo. É daqueles que você zera 8 mil vezes e não se cansa. Todo tipo de fase que você puder imaginar, além de ser divertidíssimo, era cheio de segredos, esconderijos e fases especiais. O jogo era até difícil em algumas partes. Um clássico, todo mundo que teve um Snes, jogou e se divertiu muito com as aventuras de Lilica e Perninha. Tem cenário para tudo que é gosto, faroeste, castelo mal-assombrado, jogo de futebol americano. E você lá, dando chutes em todo mundo. Viciante e incrível! Destaque para os Mini-Games que apareciam entre uma fase e outra. Adorava esse jogo.

cmmi-donkey

Donkey Kong Country 2 – Como não falar do macacão?! Dos maiores clássicos e um dos personagens mais queridos de todos os tempos se tratando em games. Vou falar do 2 porque o Country 1 é hors concours. A continuação é tão sensacional quanto o primeiro. Além do Diddy você também jogava com a namoradinha dele, a Dixie. Putz, não tem muito o que falar de Donkey Kong, é acima da média. Nunca fizeram um jogo de plataforma como esse. E acredito que nunca mais vão fazer. Quem zerava primeiro era Rei, o jogo reunia tudo, diversão, medo, tentativas e mais tentativas de se passar de alguma fase difícil ou de um chefão chato bagarai. Sempre gostei e sempre vou gostar. Jogo até hoje, morro de rir sempre. Adorava as fases com os animais ajudantes. Rinoceronte era foda demais! Destaque para as fases bônus. Eram quase melhores que o próprio jogo!

cmmi-biker

Biker Mice From Mars – O meu preferido da lista! Eu já adorava o desenho quando joguei esse jogo. No estilo do maior jogo de corrida de todos os tempo Rock N’ Roll Racing, Biker Mice marcou como um dos maiores clássicos de Snes. Me lembro muito bem de uma tarde, regada a suco de maracujá – colhido no pé da minha casa – que eu zerei o jogo. Cada personagem tinha a sua peculiaridade. Sempre gostei mais do ratinho da moto vermelha, não era a mais veloz mas era o melhor nas curvas. Muito tiro, muita explosão e muuuuita risada. O jogo é ótimo. Sensacional ver a galera derrapando no óleo que você deixava, ou quando você ficava brilhando e detonava todo mundo. Rendeu muuita diversão. Destaque para os cenários – fases – das corridas, cada uma com sua dificuldade, você morria de ódio em algumas. Que saudade deste jogo.

cmmi-earth

Earthworm Jim 2 – Rá, um dos mais engraçados da história. Morria de rir com aquela vaquinha na primeira fase. Ótimo personagem, Jim Minhoca! Vou reproduzir aqui a magnífica resenha feita pelo Wall. “Earthworm Jim 2, ou Jim minhoca 2, é um verdadeiro clássico para Super Nintendo. Sucessor de Earthworm Jim (que em breve estará aqui no blog), o jogo conta com ótimos gráficos e uma excelente trilha sonora. Sem contar claro com o seu humor sem noção. Vamos redescobrir esse clássico. O jogador controlará Earthworm Jim (Jim Minhoca), que tem como objetivo salvar a princesa What’s-Her-Name das garras malignas do Psy-Crow. A jogabilidade é outro fator que se destaca no jogo. Além de uma grande variedade de movimentos, o personagem tem uma grande variedade de armas (até hoje eu não entendo para que serve aquela que atira bolhas). O legal desse jogo é que cada fase é bem distinta da outra. A trilha sonora desse jogo é demais, composta por Tommy Tallarico. Nafase “The Villi People”, pode-se notar uma melodia muito bonita, até triste. Quando o jogador passa das fases, poderá brincar com as vozes de umas vacas (hehehe), deixando-as mais grossas, finas, rápidas, lentas, etc. O que eu mais gosto nesse jogo é o Puppy Love, que aparecerá 3 vezes durante todo o jogo. O jogador terá que apanhar uns cachorros em um marshmallow gigante, caso não os apanhe, levará uma surra de um cachorro boladão, chamado Peter.”

cmmi-mega

Mega Man 7 – Até hoje considerado o melhor Megaman que já existiu. Eu sou suspeito para falar, eu poderia até fazer uma lista com o Top 5 de Megaman. Acho que joguei e zerei todos. Uma das melhores séries de jogos já criadas, quiçá a melhor. Gostei sempre tante da primeira parte da série, Megaman X Dr. Willy, quanto da segunda parte, Megaman X Sigma. Apenas o Megaman X4 se compara ao 7. Fases secretas, chefões, novas armas, e mais-não-sei-o-que escondido. Destaque para o Rush. Sensacional aquele cachorrinho. Mas o que eu mais gostava e gosto em Megaman clássico, é a interminável batalha entre o nosso querido azulzinho contra seu irmão ProtoMan. Muito MUITO foda o ProtoMan. Sempre gostei mais dele do que do próprio Mega. Bom, sempre gostei mais do anti-herói que do herói perfeitinho. Também jogo Megaman até hoje. Putz, como passei horas procurando as fases secretas, ná época não tinhamos o todo poderoso Google para nos ajudar. Era na labuta mesmo, ou então nas revistas especializadas.

You may also like

30 Comentários

  • pedroo
    17/09/2010 at 21:48

    Eu tenhoogenteee ate hoje eu temho de reliquia tenho o play2 mas eu ñ qero mi disfazerr dessa raridadeee!!!!

  • Michel ualace
    06/07/2010 at 17:27

    mermão como todos aki tive um Snes joguei a mairoia dos jogos citados e concordo com todos aki q a magia do Snes ñ volta mais, só q senti falta do International super star soccer deluxe ñ sei se ta no hors concurs mas esse era muito fuderoso, lembro como se fosse hj kuando o ganhei do meu pai eu cheguei a chorar de emoção e as partidas eram algo de sensacional. Super mario world zerei inumeras vezes, lamborghini e top gear tbm, donk kong zerei o primeiro e kuase o segundo, megaman tbm street fighter sensacional, enfim muito massa esse post pena q num tenho mais o meu Snes mas vamo de emulador msm, vlw!!!!!!!!!!!!!!!!111

  • carlos
    18/02/2010 at 22:53

    legal essa seleção de jogos de super nintendo,pode existir outros videogames sem fio mais o melhor videogame do universo é o SUPER NINTENDO o melhor de todos, até agora tenho um super nitendo desde quando tinha 4 anos agora tenho 11, muito legal quando jogo mario kart, super mario word e donkei kong J.R, se não foce minha mãe em ter comprado,juntando uma grana alta,com muito sacrificio, não teria esse video game o eterno SUPER NINTENDO.

  • karen
    28/10/2009 at 11:40

    geentee algueem sabe ai o nome do jogo do super nintendo que tem a navinha vermelha e azul e antes de começar o jogo tem como escolher um dos poderes e no jogo tem como juntar as navees .. poorfavor se alguem souber o nome respondaa ai . . vlw’ss ;DD

  • Luan Robério
    21/09/2009 at 18:44

    o Super Nintendo Sempre estara na minha memoria! um dos melhores! ate hoje ganha fãs crianças adoram jogar! sem duvida ajudou na minha infancia sempre adorarei o SNES.

  • Vinicius
    15/06/2009 at 17:29

    Haaaa tinha que ter Mario tbm mermão… :S

  • Laurent
    15/06/2009 at 03:17

    só existe um que faz frente ao top gear, e também d snes, era lamborghini.
    os dos mickey também eram MUITO fodas, em todos sentidos, ficava dias pra zerar, não é q nem hj q meia semana o jogo já foi.

  • Bruno Caetano
    14/06/2009 at 20:21

    Perfeita a lista

    Realmente NUNCA terá um jogo de corrida tão emocionante como o Top Gear..

    Top Gear coloca NFS e derivados no chinelo

    SNES o Melhor Game de Todos

  • Leandroi
    14/06/2009 at 11:01

    ESQUECERAM DO MAIS FAMOSO E MELHOR DE TODOS:

    S T R E E T F I G H T E R II

    resto é resto!

    Um outro que ficou fora da lista, que pra mim eh o melhor jogo de carro de todos os tempos (primeiro jogando de dentro do carro) é TEST DRIVE II, The Dual!

    Não existirá mais video games que batam recordes de felicidade que nem o SNES.

    Pra mim único jogo fora do SNES que me marcou foi 007 GoldenEye do N64 e Zelda um pouco. Depois acabou a vida virtual xD

    • Pedro Turambar
      14/06/2009 at 16:46

      @Leandroi, vc viu que eu falei que os grandes clássicos não entrariam na lista?

      supermário, rock n roll e street fighter cara… esses jogos não podem entrar em lista… são hors concours

  • PedrO Bernardo
    10/04/2009 at 15:18

    PQP!!!
    Nessa época eu ainda não assinava o blog
    Vi o post a partir desse outro
    http://www.ocrepusculo.com/2009/04/07/coisas-que-marcaram-minha-infancia-brinquedos-jogos-de-tabuleiro-e-coisas-do-tipo/

    Demais mesmo…
    De dar aquele frio na barriga e arrepiar!
    Nostalgia ducaraleo

    A sua lista de jogos é igualzinha a minha
    muitos jogos de 2 players
    pra jogar com o meu irmão:
    Top Gear, Biker Mice, Rock’n’Roll Racing
    Turtles IV, Donkey Kong, Final Fight, Bomberman
    Meu Deus, que que isso…

    Se vc tem um Play2
    recomendo muito muito mesmo
    um emulador pra jogar de 2 na TV da sala
    Da um pouco de trabalho pra montar
    vc escolhe as suas roms ou pode enfiar um pacotão
    e jogar aqueles jogos, que vc nem lembrava *-*
    Imagina quantas roms não cabem em um DVD?

    Se vc ler esse post
    e/ou se interessar, sei la…
    manda um e-mail que eu procuro o tutorial e etc
    Abraço

  • Juh
    08/04/2009 at 20:13

    Lembrei agora de Blasto e Crash Bandicoot!
    Quando eu era pequena amaaava jogar esses jogos!

  • Dr X Games
    17/02/2009 at 05:53

    Os Jogos de SNES são muito melhores do que alguns de playstation 1 e 2, jogo até hoje no meu pc com emulador muito bons mesmo, eram jogos que tinham um desafio e os de ps, rápidamente enjoa devido a mesmice

    Jogos Online Completos e Grátis
    http://www.brasiljgos.com.br

  • Luciano A.Santos
    20/11/2008 at 15:14

    Se Hiroshi Yamauchi lesse seu post, ficaria muito orgulhoso do trabalho que a companhia dele fez (e está fazendo). Tá, talvez não gostasse muito da parte “clique aqui para baixar”…

    Mas o SNES é um marco, foi ele que me definiu como Nintendista, é por isso que 1996 (ano que meus irmãos e eu ganhamos o nosso), é o ano mais feliz de minha vida!

  • Anonymous
    30/09/2008 at 03:52

    PROSSEGUIR NÉ? RSRSRS

    DIONE DO CARMO

  • Anonymous
    30/09/2008 at 03:51

    MEU AMIGO, TODOS OS JOGOS CITADOS REALMENTE CAUSAM NOSTALGIA, LEMBREI DA ÉPOCA DE GAROTO MESMO, AGORA TEM UM GAME QUE NÃO PODE FALTAR DE MANEIRA ALGUMA E NA MINHA OPNIÃO O MELHOR DA HISTÓRIA É METROID PRIME OU SUPER METROID, CARA, QUEM JOGOU SABE DO QUE ESTOU FALANDO, ZEREI O JOGO MILHÕES DE VEZES E JOGO ATÉ HOJE QUANDO TENHO TEMPO. QUEM NÃO SE LEMBRA DAS MUDANÇAS DE ARMADURAS DA GUERREIRA SAMUS E PRINCIPALMENTE DA NAVE E DOS GRANDES CHEFES QUE SE TINHA QUE VENCER PARA PROCEGUIR NO JOGO. O MELHOR DE TODOS DA PLATAFORMA SNES E DE QUALQUE PLATAFORMA. VALEUUUUUU!

    DIONE DO CARMO

  • Tiago Oliveira
    29/09/2008 at 12:35

    lol muto loco… bateu a saudade
    sendo que por aqui a gente joga muito snes ainda sempre rola uns campeonato de um clasico que nao foi postado o METAL WARRIORS
    no qual sou o rei do bairro e adjacencias
    mais e muito louco..
    Top Gear cara virava horas jogando
    e rolava briga quando usava o Bug do jogo de vencer em 1º e 2º lugar na mesma corrida huahauhauaua…
    donkey kong conheco todos os truques tanto que joguei ate o do game boy advance fiz
    100%* em todos.
    Earth Worm jim… clasico dou mo valor a fase das vacas sendo abduzidas ¬¬ e a parte do show das perguntas “Qual a cor da arma vermelha de JIM? = Verde, Azul, Amarelo,”
    pow clasico esse post. valeu mermo vamos tirar o Snes da caixa agora.
    PAZ

  • aceso
    29/09/2008 at 08:27

    Não sei qtos a vcs, mas eu tenho 37 anos e ainda tenho meu console e mais de 40 jogos do snes até hoje, zerei quase todos que tenho e até ensino meus filhos a jogar, foi um grande post esse seu….valeu relembrar!!!!

  • Anonymous
    29/09/2008 at 04:25

    ficou devendo Rock’n Roll Racing,internacional super star socer deluxe.
    os melhores de qualquer infancia.

  • dias
    24/09/2008 at 22:27

    pqp viu, snes era e ainda eh mt foda
    quantos dias das ferias passaei na frente da tv soh jogando e tentando zerar os jogos

    tartarugas eh foda, top gear p/ mim deveria ser hors concours e eu te digo uma coisa, nunca mais fizeram jogos c/ corrida noturna como eles viu.

    Faltou tbm um de international superstar soccer tbm ae n faltou n??

    belo post viu

    []`s

  • Caio Abbath
    22/09/2008 at 22:37

    O rei, e se eu disse que outro dia, boiando na minha aula de conversação, tive a idéia linda de procurar alguns jogos do mito Snes para jogar, hauhauhauaauha, ai acabo entrando no seu blog e vejo isso, céus, amanhã baixarei geral.

    Abraços.

  • Paguei Mico
    22/09/2008 at 03:42

    O meu primeiro videogame foi um ATARI, aonde eu passava horas jogando Frostbite, H.E.R.O. e River Raid. Tentei chegar ao final do Pitfall graças a um “SPAM” na escola em que um primo de um amigo de um vizinho tinha chegado num templo e enfrentado uma estátua que era o chefão. Putz, eu caí nessa e fiquei quase 24 tentando achar.
    Depois foi a era Nintendo 8 bits, e eu jogava Batman, Super Mario Bros, Megaman (1 ao 7) e Batletoads ( jogo que muitos trataram como impossível de zerar e eu ZEREI!)
    A era Mega Drive foi legal pelo fato de Street Fighter poder ser jogado dentro de casa e não no fliperama aonde eu gastava dinheiro pra caceta. Não passei pelo super nintendo e até não o joguei muito pelo fato de o controle ter aqueles 2 botões em cima muito mal localizados.
    Até hoje não sou muito fã do playstation por ter seguido a mesma disposição.

  • Pedro Américo
    22/09/2008 at 03:24

    nego, ou melhor fernando…cara nao consigo te chamar de fernando..ahuahuauh

    nego..leia atentamente rapazz! alguns jogos não entraram na briga. eu citei rock n roll como o melhor de todos os tempos…hors concours man.!

  • André Pacheco
    22/09/2008 at 01:48

    Eu lembro do meu Super Nintendo até hoje. Mas acho que o mais marcante foi a felicidade da minha mãe em poder me dar um. Ela demorou muito tempo pra juntar grana. Os olhos dela brilharam mais que os meus quando eu ganhei.

    Eu gostava só de dois jogos: Siper Mario e Star Fox, e só. Não tinha paciência para mais nenhum outro, os achava chatos e sem graça. Hahahahahaa…

    Estou quase tirando o meu SN do armário. 😀

  • Fernando Dickinson
    22/09/2008 at 00:41

    Porra cara, você não colocou Rock’n Roll Racing?
    Não acredito!
    Tartarugas 4 foi o primeiro jogo de SNES que eu zerei, chamei até a minha mãe pra ver hauhauhau
    Zerar Biker Mice é emocionante no modo Hard, já tentou? Foda pra caralho!
    O Tiny Toons de aventura era legalzinho, mas o de olimpíadas era muito melhor! Neguinho ficava até vermelho de tanto apertar o botão rápido!
    Muito boa essa seleção cara! Legal mesmo!
    Depois vou ver se animo fazer uma minha.
    Falou!

  • Super Wallace
    21/09/2008 at 20:02

    Pô cara, podes crer. Esse post – além de eu ter um blog sobre o tema – é uma passagem direta aos tempos passados.

    Antigamente os vídeo-games eram mais divertidos, e o snes então… O post ficou ótimo! E eu lembro até hoje quando ganhei meu Super Nintendo, minha mãe ganhou o dinheiro num bingo e comprou xDDDDD

    Tempos que não voltam mais 🙁

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos