Leitura para todos?


Aqui em Belo Horizonte existe um projeto quase-maravilhoso que é fruto da UFMG com a BHTrans – orgão responsável pelo transporte na capital mineira. O projeto é o ‘Leitura Para Todos’.

leitura para todos

Em diversas linhas que circulam pela Região Metropolitana de BH, papéis plastificados são colocados nos ônibus, presos a uma cordinha no banco da frente, fica fácil e quase impossível vc não pegar e dar pelo menos uma olhada. Sempre achei quase-sensacional isso…desde a primeira vez que vi. Uma maneira mais que eficiente de incentivar a leitura da classe pegadora-de-ônibus. É sempre válido e eu sempre apoiarei projetos que incentivem a leitura. Mas, acredito que você, caro leitor, esteja se perguntando, por que diabos eu disse quase-maravilhoso e quase-sensacional, eu explico.

Esse projeto é quase pelo mesmo motivo que eu discordava de todas as professoras de literatura que já tive. Nada contra a pessoa, eu só não gostava da forma como elas ‘ensinavam’ literatura.  Eu acho que quando alguém vai formar em Letras ele está tão acostumado aos clássicos e tão apaixonado por grandes autores que ele quer logo enfiar essa loucura toda na nossa cabeça. Pensem bem: uma pessoa, suponho que sempre leu a vida toda, acaba de se formar em Letras – na UFMG talvez – está cheio de vontade, é a chance da vida dele, ele começa a dar aula…sua primeira aula! Ele está nervoso, não quer começar muito grande “Bukowski pode ficar pra depois” – pensa ele. Ele então decide começar sua aula falando sobre O Primo Basílio. Nem liga para as perguntas de seus alunos de 8 anos… eles não entendem ainda, mas essa é a verdadeira literatura. Aguardem que Dom Casmurro vem por aí.

Resultado: um país que ama os livros.

Qual criança, neste Brasilsão de meu Deus, vai gostar de ler, se o primeiro livro que ele pega é de 1614? Criança quer ler fábula, aventura, Harry Potter – eu adorava livros policiais quando era criança – Agatha Christie e tal. Comecem a dar livros assim pra criançada, livros que irão fazê-los pensar em quem é o assassino, e não refletir sobre a desigualdade social e a putaria do Brasil Colônia.

Você deve estar se perguntando, “e o coisinha do ônibus?” você vai entender agora.

Toda essa historinha, é só para dizer que eles fazem a mesma coisa com o projeto Leitura para Todos. Imaginem só, o cara, cidade grande, entre 30 e 40 anos, nunca leu nada a não ser o Super, pega um texto ali para ler, o texto fala sobre um fazendeiro com a mulher grávida que viaja pra França e manda um telegrama que ninguém entendo bulhufas no final. Me diz agora, o cara vai ler isso alguma outra vez?! Ou talvez eu é que sou burro demais para entender. Põe um Mário Prata nesse papelzinho aí, põe crônicas do dia a dia.

Leitura para todos, sei…só se for para todos os senhores estudantes de Letras da UFMG.

Pedro Turambar

Já fui de um tudo nesta vida, mas há uma coisa que nunca deixei de ser: escritor. Escrevo para viver e manter minha sanidade em um mundo tão louco. Sou uma mistura de palavras, lágrimas e reclamações.

You may also like

4 Comentários

  • sandra Helena
    04/06/2009 at 20:18

    Acredito que em todas as cidades deveria existir esse estímulo, uma vez que no Brasil, podemos observar um baixo índice de leitores, a oportunidade oferecida pode
    se tornar alguns momentos de :distração, orientação, meditação ,prazer,conhecimento e consequentemente uma forma de aumentar o vocabulário, a compreensão e a cultura, ideia espetacular que deveria servir como modelo, não importa o que lê, importa sim que lê, costumo dizer que Ler é viajar em sonhos!

  • Pedro Américo
    17/09/2008 at 17:57

    já tinha há algum tempo…
    eles voltaram agora.

    mas não são todas as linhas que tem..

  • EU² Emilio
    17/09/2008 at 17:52

    huahauhauhauahuahaha

    tenho q começar a andar mais de onibus xDD

    nunca vi esse bendito papelzinho… ele tah nos onibus desde quando?

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos