Metaleiro Xiita


Nota do Editor: Esse texto ‘Metaleiro Xiita’  talvez tenha sido o primeiro texto que fez algum ~sucesso~ no blog. Essa reedição é apenas para corrigir quaisquer erros de português. 

firstworldmetalproblems

Ser metaleiro num é fácil

Não é um post sobre o Metallica, mas vou usar bastante o exemplo dessa que é  – e sempre será – uma das maiores bandas da história. Vou usar esse exemplo para falar de um tipo de gente que me deixa extremamente puto: Metaleiro Xiita. Poucas coisas são piores que um Metaleiro Xiita, exceto é claro os hipsters e os fãs de Los Hermanos. Esse tipo de metaleiro – e existem vários – é aquele que acha que sua banda preferida deveria ser sempre como ele quer, o som deve ser sempre aquele que o conquistou, ele não dá o direito da banda amadurecer e com isso amadurecer seu som, para esse tipo, as bandas deviam parar aí pelo 3° disco.

Esse tipo, é aquele tipo chato que fala que o Metallica morreu depois do antológico …And Justice For All (tem alguns que nem deste gostam, falam que tem baladinha demais), falam que depois do Killers o Iron Maiden se vendeu e por aí vai.

metaleixoxiita

Metal pesado em sua essência

Eu não concordo.

Voltemos ao Metallica. James e sua banda nunca se contentaram com fazer o ‘mesmo’, sempre foram de experimentar  – ok, concordo que o St. Anger foi demais, mas o Load nem é tão ruim assim – e agora, com o novo cd, o mais pesado desde sua ~morte~ (alguns ainda vão dizer que continua morto). Oras, os caras fazem tudo que todo mundo sonhava*, há 18 anos o tal retorno do velho Metallica. E agora, que os caras voltam a fazer o som de antigamente, neguinho reclama. Peguei James Hetfield e sua trupe para cristo, mas com a maioria é assim. Quem gosta de Heavy Metal é geralmente um fã muito fiel, compra cd original**, vai aos shows e tudo. Mas proibir e difamar uma banda que ele gosta, só porque a própria banda quis evoluir é muita sacanagem! Por isso eu odeio metaleiro xiita. O cara já se arma de tudo que é preconceito para ouvir um novo disco.

Quando o Slipknot lançou o 3° disco, algumas (várias) músicas tinham uma pegada mais elaborada num estilo um pouco mais “leve”, minha nossa, mas o que eu vi de fã declarando seu repúdio a banda, foi inacreditável. O disco é de longe o melhor, e o novo, que também tem melodias mais harmoniosas e refrões ‘cantados’, vai receber as mesmas críticas que o outro recebeu. E assim vai. Se eu aprendi uma coisa na faculdade até hoje, foi a Relativizar. Relativizar nada mais é do que pesar sempre os dois lados, nunca generalizar e nunca pré-julgar algo. Relativizar serve para TUDO. De música a relacionamento.

metaleiroxiita2

Neste caso, os integrantes dessas bandas evoluem. Consequentemente o som dessas bandas evoluem. E por favor, evoluir é mudar – não necessariamente melhorar.  E o que esses caras querem é que seus fãs evoluam da mesma maneira. Mas sempre vem um maldito xiita falar que eles se venderam e que o mainstream estraga suas bandas favoritas. Que tudo é ruim, que tudo é uma bosta, que nada mais presta. Porra! Você quer que o cara não ganhe dinheiro só por que você quer escutar o seu sonzinho?! Existe coisa mais egoísta do que isso?

Se você que está lendo, tenho uma notícia ruim. O Metallica NUNCA vai lançar outro Ride The Lightning, o Iron Maiden NUNCA vai lançar outro “Iron Maiden”. Ou você prefere que uma banda passe a vida inteira fazendo o mesmo e idêntico som tipo AC/DC? POLÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊMICA, RATINHOOOOOOOOO.

*Lançaram o disco Death Magnetic.
**Ainda existia aquele pedaço de plástico chamado Compact Disc.

Reeditado em 19/05/2013

Pedro Turambar

Já fui de um tudo nesta vida, mas há uma coisa que nunca deixei de ser: escritor. Escrevo para viver e manter minha sanidade em um mundo tão louco. Sou uma mistura de palavras, lágrimas e reclamações.

You may also like

28 Comentários

  • anonimo2
    05/09/2010 at 16:43

    To com o anonimo aí… Vão tudo toma no cu, seus fedaputa do caraio! Sou Headbanger “xiita”, com mt orgulho! Ao menos sou autentico, seus bicha arrombado… Vão sujar o pau do bofe de vcs, de bosta, seus filho de uma égua!

  • Limão
    19/01/2009 at 02:19

    Por isso prefiro dizer que sou mais punk que metaleiro, oq não faz o menor sentido, já que em tese os dois se odeiam, mas por obra do destino, este sou eu o/

  • Lucas Miojo o/
    17/01/2009 at 02:53

    Simplesmente esse texto é a mais pura verdade, matou a pau m/ 😀

  • dias
    24/09/2008 at 23:06

    o q dizer. Eles ainda n mandaram o som como os antigos mesm n, mas o cd eh bom e jah foi um enorme passo em comparacao ao st. anger, q na minha opniao eh mt ruim. P/ q o kirk tava na banda se n teve nenhum solo no cd? Mas isso n vem ao acaso e sim o lance do xiita.
    O lance eh uma coisa, quando vc comeca a acompanhar bandas q estao ainda no incio c/ suas demos e coisas do tipo vc aprende a dar valor ao som dos caras e a apoiar de verdade. Foi assim q eu entendi o lance do apoio, pq na alta metallica e iron sao bandas q podem lancar o q kiser q n vao precisar de apoio, eles jah fizeram a historia, e com esse ultimo cd o metallica mostrou q ainda esta vivo e q ainda vai mandar bem por mt mais tempo. Eles n precisam provar nd p/ ngm e eu soh posso dizer q eu sempre vou apoia-los mesm q n precisem disso. Como o nego disse, essa eh a diferenca do verdadeiro headbanger prum mero “metaleiro”

    e sobre o anonimo ae, dizer o q? jah deu p/ perceber q ele eh um mulekizinho de 15 anos cheio de espinha na cara q acha q angra eh a melhor banda do mundo (nada contra o angra, nem o metal melodico, mas cara q gosta dessas bandas vc encontra em qualker eskina) hehehe.

    Bom eh isso ae pedrao!!

    Forca e honra ao metal!!

    []`s

  • Debil Mental
    23/09/2008 at 18:12

    Bom,acho q antes de mais nada as pessoas devem ter um embasamento onde possam construir suas ideias.Dizer q o Metallica está ruim e não consegue tocar mais suas proprias musicas é coisa d quem não acompanha nada da banda.O fato d não conseguirem fazer musicas q t agradam,sr anônimo, t da a oportunidade d procurar algo novo em outra banda.Corretissimo.Musica evolui,e é realmente otimo quem acompanha sua evolução sem ficar preso as memorias de uma passado magnifico.O futuro é cheio d otimas surpresas(e obvio,algumas tristes tb).Lembre-se q o Metallica ja foi algo novo e surpreendente,a evolução da epoca.Assim tb foi Nirvana e afins.Acho q sim,talvez eles estejam ruins no q diz respeito a criação,inovação,sabe-se la.A fonte das boas ideias acaba secando pra todos.Mas como musicos,no tocante a “desaprender”,q é a q vc se refere,impossivel.Quanto mais se pratica,melhor vc se torna.

  • Anonymous
    22/09/2008 at 14:23

    Bom,muitas bandas pesadinhas que fazem uma musica melodica com orquestra e tal sao beeem mais lembradas :p

    tanto que a melhor musica do guns é november rain D:

  • Anonymous
    22/09/2008 at 03:23

    Não é metaleiro xiita, eles tão ruins mesmo, uma porcaria, nem conseguem mais tocar as próprias músicas… ridículo. Existem várias bandas que mudaram seu som e continuam perfeitas.

  • Debil Mental
    22/09/2008 at 01:07

    cara,quando as pessoas me perguntam se sou rockeiro – oq soa ate pejorativo vindo de algumas pessoas – eu realmente fico sem resposta….eu curto desde Metallica ate Portishead,estilos totalmente diferentes….então digo apenas q gosto d boa musica,ja com o adendo: “e isso não inclui pagode,axé,sertanejo e afins”….nada contra,só não me agrada…não ponho rotulo algum em mim mesmo.Cada um sabe daquilo q satisfaz sua idiossincrasia e deve ir atras disso.
    Curto algumas coisas do metal,q não é muito minha praia,mas sei de boas musicas e boas bandas…Reconheço que são musicos absurdamente tecnicos.E concordo com o Pedro,na arte deve-se haver espaço para experimentalismos…

  • manuxxx
    21/09/2008 at 23:14

    Mandou bem mesmo. Eu penso igual. Muitos amigos meus até se revoltam por isso, poxa, mas é chato mesmo.

    É isso ae!

    vlw

  • Pedro Américo
    21/09/2008 at 20:08

    Bruno, muito bom o que você disse cara, acho que realmente não devemos apoiar o que não nos agrada, mas difamar, xingar e afins, já não acho legal.

    entendo sim cara, e muito obrigado pelo comentário

    =D

  • Bruno
    21/09/2008 at 19:02

    Cara eu acho que isso tudo é muito relativo, e usando o exemplo do metallica mesmo, eu acho que eles nao evoluiram, e sim regrediram… Mas isso tudo é uma questao de gosto na real, eu nao vou apoiar algo que nao me agrada, e nem por isso acho que eu seja um xiita. E esse ultimo deles eu gostei muito!!! O slayer é um otimo exemplo de uma banda que realmente evoluiu, eles deram uma mudada no som mas a ideia é a mesma inicial, mantendo o som agressivo e raivoso que é muito foda!!! Espero que entendas o meu lado, assim como entendi o teu, eu sei que tem muito gurizao ai que ate critica só porque alguem falou que era ruim e nem escutou porra nenhuma… Lamentavel mesmo….

  • Prata
    21/09/2008 at 02:58

    … Sempre que me perguntam: “você é rockeiro?” ou “Você é metaleiro?” eu sempre fico com o pé atras em responder sim.. pq? pq esse rockeiro e metaleiro é um tipo de codenome que inventam para aquele tipo de pessoa rebelde que quer ouvir um som pesado para se mostrar diferente da sociedade. “bom… eu curto um rock mais pesado, chamam de metal” eu respondo. as pessoas tem que entender que gostar de metal, não é necessariamente ser desequilibrado, mas para alguns que acabam descobrindo esse novo estilo, vão com tudo, ja mudando de guarda-rouba e tudo mais… esses não entendem, na minha opnião. A respeito de ser fã, eu penso assim: Se você é fã de uma banda, vc deve respeitar seus trabalhos anteriores, no caso CDs lançados. Admito que os CDs antigos do Metallica eram mt fodas, mas os trabalhos de hj tb são mt bons. fã de verdade acompanha o trabalho da banda. Bom a respeito daqueles que ainda não entenderam o que é ouvir esse tipo de musica, acho que devem pensar melhor… odeio escrever esse tipo de coisa mas, vamos deixar de lado esses “revoltados”…

  • Fernando
    21/09/2008 at 02:09

    Bem, vejo que meu simples post resultou comentarios… Para começo de conversa… Metaleiro pra mim é quem faz panela…
    (metaleiro = termo criado pela mídia)
    Eu odeio que rotulem dessa forma…
    Bom, o que eu falei pelo visto não é tão errado: “após ele se fexar no seu mundinho e atacar o maximo” essi anonimo ae só não se cansou ainda… Mas um dia a hora chega… Ou não 🙂
    Ao invéz de este ser imundo simplesmente expressar a sua opinião e discordar de mim… ele preferiu ser agressivo, é o minimo que eu esperava, mas tudo bem para estes “boxeadores de teclado” é a unica coisa que sabem fazer… Quem sabe assim ele não começa a enxergar um verdadeiro caminho na vida… Seja ele qual for…

    Abraços ae povo…

  • Aoki
    20/09/2008 at 06:42

    Vc eh o cara.
    Disse tudo.
    Mandou muitissimo bem.

    Abs

  • Pedro Américo
    20/09/2008 at 03:30

    Fernando, eu li sim cara, todo o seu comentário.

    Sábias palavras, você foi ainda além de tudo que eu disse e agradeço.

    ..

    como teve comentários grandes não?

  • Pedro Américo
    20/09/2008 at 03:29

    geeeente o Sr. Anônimo ficou com raivinha!
    hahahahahahahahahaha
    jovem tolo!

    Aposto que ele tem 15 anos, anda de preto, cabelos grandes, barbicha, calça rasgada e fica fazendo cara feia pra todo mundo.

    Se ser ‘metaleiro’ de verdade é isso, então não eu não sou.

  • Anonymous
    20/09/2008 at 01:52

    vai tomar no seu cu seu viadinho baitola! vc n é mataleiro de verdade e nunca vai ser, então vc n sabe dq vc fala!

  • Fernando
    19/09/2008 at 23:00

    Bem, meu caro, eu concordo plenamente com vc, porem, eu não me preocupo mais com esse tipo de cara, antes eu pensava e me revoltava com esse tipo de gente, mas depois eu vi que esse povo é “ROKEIRO CHAMBINHO”(iniciantes), aqueles que se animam no inicio e pronto depois eles acreditam que são realemnte fãs, e que a suas opniões realmente contam, dae para frente eles começam a criticar tudo o maximo possivel, bem, essi tipo de gente sempre termina de alguma forma, ou para de escutar o estilo e vira funqueiro, pagodeiro axezeiro e afins(nada contra cada um faz o que quer)… Ou para de escutar a banda e o seu estilo respectivo… Eu sei que essi tipo de gente não nasceu pra escutar METAL, pois é apenas uma faze que essa pequenina criança passa, após ele se fexar no seu mundinho e atacar o maximo possível ele se cansa e pronto, apartir do ponto que eu percebi essi tipo de coisa, e percebi que ela sempre vai existir, eu parei de me importar, como vc disse sobre os verdadeiros fãs e tal… As veses as pessoas axam que são verdadeiros fãs por causa da emoção que sentem ao escutar certas músicas, porem o verdadeiro fã é aquele cara que gosta da banda e apoia ela, independentemente do que ela faça, eu não sou obrigado a gostar do material lançado, porém a unica coisa como fã que eu posso fazer é apoiar, pois sempre averá alguem que goste do material, logo a banda agradará uma quantidade maior de pessoas, então a banda crescerá cada vez mais, as bandas que eu escuto não vem ao caso falar, mas, sempre tem alguma coisinha aqui ou ali que eu não gostei, poxa eu vo fazer o que, vou parar de escutar, não, eu vou formar a minha opinião e pronto, é o que eu gosto, não o que os outros tem que gostar, então o segredo é o seguinte, cada um na sua, fazendo e ouvindo o que quiser, respeitando a opinião de cada um… Para os XIITAS, apenas evoluão, quando vocês passerem por essa faze INFANTIL, comecem a reparar o quanto vocês perderam nesse tempo todo. Eu sei que terão pessoas que concordaram com o que eu disse, sei que outras não concordarão, sei também que vai ter gente que nem vai ler tudo o que eu escrevi… Mas tudo bem, eu não me importo com essas simples coisinhas.
    Bem, eu desejo meu simples voto de SORTE para todos, tanto para os xiitas quanto para qualquer um que estiver lendo ou não o que eu escrevi…

    MUSICA BOA para sempre…

  • Pedro Américo
    19/09/2008 at 16:53

    Sr. Anônimo,

    não entendi, primeiro você não concorda com o que eu falei….e depois concorda?!?!

    decida-se.

    eu disse exatamente isso, que apesar de fãs enlouquecidos clamar que suas bandas morreram, elas continuam. Leia direito antes de falar besteira jovem.

  • Anonymous
    19/09/2008 at 16:27

    Na boa velho… todo mundo tem um ponto de vista, simplesmente respeite isso, eu acho a sua atitude NOJENTA, porque o cara gosta daquele som, por exemplo banda de pagode que muda o som MORRE de metal não …

  • Bruno "PTK"
    19/09/2008 at 13:08

    […]Na minha opinião, independente do estilo, sempre tem fãs xiitas que só servem pra encher o saco. Fã xiita é aquele cara que ama a banda mas critica tudo o que ela faz (eu sei que é paradoxal, mas é isso mesmo)[…]

    http://zonanerd.blogspot.com/2008/09/metaleiro-ou-f-de-msica-em-geral-xiita.html

  • Caio Abbath
    15/09/2008 at 13:32

    Amigo Pedro,
    É com eXXXtrema revolta que venho aqui responder o seus comentários direcionador a mim. Primeiro, eu disse sim para você que o cd do novo Metallica não me agradou, e que ainda os melhores são os antigos e que foi sim, aqueles que me conquistaram e que me tornaram um fã do Metallica. Mas não é por isso, que deixei de elogiar o cd em si como fiz com você aquele dia no MSN, mas acho que a sua “putidão” eXXXtrema quando fiz o meu primeiro comentário sobre o cd, não o deixou mais abrir a maldita da cabeça quando fiz os tais elogios.

    Primeira coisa, disse a você que de longe, de longe é o cd mais pesado e um dos mais bem feitos do Metallica.

    Segundo é que Foi trabalhado pra caralho, um som pesado bem old e isso já foi um novo passo à frente do saturado e massacrado St.Anger, ou melhor, foram vários passos a frente e talvez mesmo uma bela caminhada, esperamos mais novidades pela frente, o que é muito bom.

    Mas ai, você comentou também sobre o Slipknot.. e agora José? Se foi eu mesmo que te mostrei o novo cd dos caras, com uma puta diferença daquela babozeira toda de gritaria que eles arranjavam, mesmo a banda com aquele potencial que você sabe que tem, você vai continuar me chamando de “Metaleiro Xiita”? Não, não, não.. não sou Xiita.

    E outra, não me venha falar mal mais do Maroon 5.

    Abraços.

  • EU² Emilio
    14/09/2008 at 02:02

    cara… realmente… nunca parei pra pensar assim…
    tava reclamando muito do metallica que é a banda q fez a minha musica preferida [nothing else matters]
    eu tava pensando q eles tinham perdido o que eles tinham nos velhos tempos [cara… parece ateh q eu so velho falando neh… hauhauahuahauha]
    mas enfim… parando pra olhar nesse ponto… ehh… depois quero escutar o novo album…

    [provavelmente o q eu escrevi nao tem sentido… nao consigo pensar e escrever ao mesmo tempo]

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos