TS4088 e o TANTO que a Apple é foda


DISCLAIMER [Antes de me chamar de “fanboy” apenas pelo título, leia o texto]

Um dia assim do nada meu irmão me ofereceu um MacbookPro que não estava sendo usado na empresa dele. Disse que ninguém estava usando e que ele estava com um probleminha, mas que se eu quisesse era meu.

Quem recusa um Macbook assim?

Peguei o computador e fui fuçando para descobrir o que eu tinha em mãos. Era um Pro  Mid 2010, de 15”, 2,4 ghz i5, 4gb DD3. Um ótimo computador eu diria. O ‘probleminha’ aparentemente era uma tela bamba, ou seja, nada que atrapalhasse. Porém meu irmão me disse que às vezes a tela apagava. Problemaço, trocar um monitor de Macbook devia ser uma fortuna.

Usei o computador durante uma noite feliz da vida, configurando, instalando, baixando… a tela apagou só uma vez, e foi aí que eu confirmei o problema nada tinha a ver com a tela bamba, muito menos ela simplesmente apagando. As luzes do teclado continuaram acesas mas nada mais respondia, aumentar ou abaixar o volume, play ou pause…

Era software. E software é facílimo de resolver. Pelo menos era o que eu pensava.

Comecei a pesquisar o que era isso, e para meu terror me deparei com um número que podia facilmente designar um vilão de ficção científica – TS4088. Acontece que alguns Macbook’sPro de meados de 2010 apresentam um problema de conflito mortal entre a Logic Board (placa-mãe) e a placa de vídeo da NVidia, fazendo com que o computador travasse como se não houvesse amanhã. O conflito mortal apareceu com o Lion. Ou seja, quem atualizou e teve ‘sorte’ se fodeu. Digo ‘teve sorte’ porque não foram muitos Macbooks reportados com o problema, apenas alguns poucos sortudos.

ts4088

A boa notícia era que a Apple, ciente do problema, e ciente de que ela mesmo tinha feito merda, abriu um protocolo onde os afortunados donos desses MacBook’s fossem até uma loja da Apple e trocassem a LB sem custo. O programa havia sido estendido para computadores comprados há até três anos atrás. Essa nota era de Agosto.

Sabe QUE DIA EU DESCOBRI ISSO? Dia 1o de Setembro de 2013. Esse computador havia sido comprado em Agosto de 2010.

Desespero total. Porra, uma placa mãe nova da Apple TAMBÉM custaria uma fortuna. A frustração de ter ganho um computador praticamente novo, mas que eu jamais poderia usar foi tão grande que eu não desisti. Atualizei pro Mountain Lion (ele indicam fazer isso para ver se o problema acaba), fiz downgrade pro Snow Leopard (diziam também que nele era só atualizar o OSX que não haveria mais conflito. Fiz o diabo, e NADA adiantou.

Minha última opção era mandar para uma autorizada da Apple aqui em BH (só há uma loja aqui que aparentemente cuida de problemas técnicos fora da garantia: a Tecnosys.), pois havia uma chance, uma chancezinha remota, de que talvez, quem sabe existisse a possibilidade da Apple trocar a Logic Board de graça para mim. Bem, deixei o computador lá e deixei passar os dias. Liguei um dia e eles haviam feito os testes e confirmado que era mesmo o T1000.. digo, TS4088, e que já haviam enviados o resultado junto com o serial do computador para a Apple. Dentro de alguns dias teríamos a resposta se meu Macbook estava OU NÃO dentro do programa de trocas free.

Sexta-feira passada eu estava em Monlevade, e resolvi ligar, afinal já tinha passado uma semana, e eu não tinha esperança nenhuma de que tudo tivesse se resolvido a meu favor. Foi mais ou menos assim:

  • Tecnosys Ablusgfhtye (não lembro), Zé Mario (acho que era isso)
  • Opa, boa tarde, eu tô ligando para saber informações sobre o computador que eu deixei aí.
  • Opa! Boa tarde amigo, você tem o número da ordem de serviço? – o cara era realmente muito simpático.
  • 04787640
  • Só um minuto.
  • Ahh, olha.. o seu computador está pronto. A Apple mandou a placa e nós já efetuamos a troca, daqui uns 40 minutos o sr. pode vir aqui pegar…
  • OQUÊ?! A Apple.. mas.. Jura?!.. Sério?! Puuutz.. que felicidade cara!
  • Ahahahahahaha
  • Zé Mario né? Cara, putz, muito obrigado. Você salvou minha semana.

Depois disso foi só rasgação e eu disse que estava viajando mas que segunda-feira pegaria o computador.

E por incrível que pareça, não era pegadinha… e o sentimento é de que eu ganhei outro Macbook. O cara da Tecnosys (obrigado de novo!) que me entregou a máquina disse que uma placa nova era no mínimo uns R$2.500,00. Ou seja, eu simplesmente jogaria o computador no lixo, porque eu estou longe de ter esse dinheiro agora.

Três anos depois, a Apple trocou de graça uma placa de um computador aqui no Brasil. Para nós brasileiros, acostumado com o padrão de empresas daqui, é quase um milagre. Não é atoa que a maçã tem tanto fanboy. Ela já meio que estava perdendo essa aqui, mas depois dessa placa (que SIM, eu sei que é obrigação dela trocar), e do iOS7 – que eu continuo achando feio – minha alma é totalmente devota.

AH! E obrigado mais mil vezes a Tecnosys, que fez tudo isso sem me cobrar absolutamente nada. Ganharam um cliente pro resto da vida.

Pedro Turambar

Já fui de um tudo nesta vida, mas há uma coisa que nunca deixei de ser: escritor. Escrevo para viver e manter minha sanidade em um mundo tão louco. Sou uma mistura de palavras, lágrimas e reclamações.

You may also like

3 Comentários

  • Luiz Felipe
    19/12/2013 at 16:07

    Um belo dia de 2011 recebi um email da própria Apple, explicando que provavelmente eu era dono de um iPod NANO comprado em 2007 (ou 2006 não lembro) e alguns estavam apresentando problema na bateria. Eu deveria entrar no site com o serial do ipod e descobrir se o meu poderia ter o problema. Fui atrás dele, jogado numa caixa de sapatos sem ser ligado há ANOS, e sim, fazia parte do grupo problemático. Liguei pra uma autorizada, enviei pelos correios (outra cidade) e um mês depois, me ligaram, dizendo que meu ipod tinha sido trocado por um outro. Eles não trocaram a bateria, me deram um ipod NANO do modelo mais recente, bem mais moderno e bonito, e só águei o custo de envio dos correios. A apple sabe fidelizar o cliente.

  • Ruan
    08/10/2013 at 14:09

    A Apple realmente é foda na questão de consertos. Minha prima comprou um iPhone em Nova York e no mesmo dia notou um arranhão imperceptível na traseira e ficou arrasada. Convenci ela a levar na loja, que era dentro da estação de trem onde iamos passar mesmo. O cara olhou e falou: ah, whatever, essa empresa tem dinheiro demais mesmo, vai ali que o cara vai trocar pra você. Entregaram um telefone 0km (o dela tava 0,3km, mas tudo bem) pra ela.
    Esses dias o meu deu problema no botão, depois de 9 meses de uso. Levei na Tecnosys também e a Apple me mandou. um. novo.
    Agora eles trocaram a política de consertos, vão trocar as peças ao invés de mandar um telefone novo (o que parece mesquinharia pra mim, em se tratando da marca mais valiosa do mundo e da empresa com mais dinheiro em caixa do mundo) mas continua foda.

    • Pedro Américo
      06/12/2013 at 01:44

      Pois é cara… eles tem suas regras meio doidas. Minha mãe por exemplo tá com um problema no iPhone, mas eles dizem que não vão consertar porque quando meu irmão era o dono do telefone ele trocou a cor de branco pra preto.

      Aí eles já não dão mais assistência..

LEAVE A COMMENT

Quem?

Pedro Turambar

Pedro Turambar

Gosto de escrever, reclamar e não tenho controle sobre chorar. Escrevo há 10 anos sobre a loucura de viver em sociedade, futebol e falo bem e mal das coisas que leio, vejo e ouço.

Newsletter - ¡Desmotive-se!

Fanpage

Mais

Arquivos